Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1646
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Fabricio Costa de-
dc.contributor.referee1Wuerges, Artur Filipe Ewald-
dc.contributor.referee2Heckler, Lauri Aloisio-
dc.creatorEscobar, Lindilene Gomes-
dc.date2016-11-16-
dc.date.accessioned2017-12-02T12:22:48Z-
dc.date.available2017-11-22-
dc.date.available2017-12-02T12:22:48Z-
dc.date.issued2016-11-16-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1646-
dc.description.abstractThe present study aimed to verify how a cost, volume and profit analysis can contribute to a commercial pharmacy management. In order to achieve the general goal proposed, a case study was elaborated. Data were collected upon the access of company’s software that enable the development of a historical sales report, focusing on the first six months of the year two thousand and sixteen. Sales during these six months were divided on six great groups of products registered on the company’s management system, they are ethic, manipulated, generic, perfumery, similar and various. Afterwards, a board was elaborated, demonstrating results obtained from the six month study, also, a costs proration by quantity soled and product cost was elaborated. Thereat, results of the contribution margin and breakeven point of the groups, as well as a better view of costs and expense, enable the manager to safely plan and make decisions referring to the company’s management. Based on the studied period, the manager can verify the continuity or discontinuity of some groups’ sales, and define goals so he can obtain more profits and consequently, better allocate in face of its competitors.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo verificar de que forma a análise de custo, volume e lucro pode contribuir para a gestão de uma farmácia comercial. Com o intuito de alcançar o objetivo geral proposto, a pesquisa foi elaborada em forma de estudo de caso. Os dados foram coletados mediante os acessos ao software da empresa que possibilitou a geração de relatórios dos históricos de vendas, enfocando nos seis primeiros meses do ano de dois mil e dezesseis. As vendas desses seis meses foram divididas em seis grandes grupos de produtos cadastrados no sistema de gerenciamento da empresa, são eles éticos, manipulados, genéricos, perfumaria, similares e diversos. Posteriormente foi elaborado quadros com as demonstrações dos resultados obtidos nos seis meses estudados, também foi feito o rateio dos custos por quantidade vendida e por custo do produto. Diante disso, os resultados dos cálculos da margem de contribuição e de ponto de equilíbrio financeiro dos grupos, bem como a melhor visualização dos custos e despesas, possibilitam ao gestor a segurança para planejar e tomar decisões concernentes à gestão empresarial. Com base no período estudado, o gestor pode verificar a continuidade ou descontinuidade da venda de alguns grupos, assim poderá definir suas metas para que se consiga obter mais lucro e consequentemente, posicionar-se melhor diante dos concorrentes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-11-22T16:19:35Z No. of bitstreams: 1 ESCOBAR.pdf: 1371361 bytes, checksum: b942a97d8e84ddadadefd2d7fd55b71f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-12-02T12:22:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ESCOBAR.pdf: 1371361 bytes, checksum: b942a97d8e84ddadadefd2d7fd55b71f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-02T12:22:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ESCOBAR.pdf: 1371361 bytes, checksum: b942a97d8e84ddadadefd2d7fd55b71f (MD5) Previous issue date: 2016-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise de custopt_BR
dc.subjectAnálise de lucrospt_BR
dc.subjectGestão farmacêuticapt_BR
dc.subjectFármacia comercialpt_BR
dc.subjectMargem de contribuiçãopt_BR
dc.titleA análise custo, volume e lucro na gestão de uma empresa comercial do ramo de farmácias: um estudo de casopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESCOBAR.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.