Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1646
Type: Monografia
Título : A análise custo, volume e lucro na gestão de uma empresa comercial do ramo de farmácias: um estudo de caso
Author: Escobar, Lindilene Gomes
First advisor: Oliveira, Fabricio Costa de
metadata.dc.contributor.referee1: Wuerges, Artur Filipe Ewald
metadata.dc.contributor.referee2: Heckler, Lauri Aloisio
Resume: O presente trabalho tem por objetivo verificar de que forma a análise de custo, volume e lucro pode contribuir para a gestão de uma farmácia comercial. Com o intuito de alcançar o objetivo geral proposto, a pesquisa foi elaborada em forma de estudo de caso. Os dados foram coletados mediante os acessos ao software da empresa que possibilitou a geração de relatórios dos históricos de vendas, enfocando nos seis primeiros meses do ano de dois mil e dezesseis. As vendas desses seis meses foram divididas em seis grandes grupos de produtos cadastrados no sistema de gerenciamento da empresa, são eles éticos, manipulados, genéricos, perfumaria, similares e diversos. Posteriormente foi elaborado quadros com as demonstrações dos resultados obtidos nos seis meses estudados, também foi feito o rateio dos custos por quantidade vendida e por custo do produto. Diante disso, os resultados dos cálculos da margem de contribuição e de ponto de equilíbrio financeiro dos grupos, bem como a melhor visualização dos custos e despesas, possibilitam ao gestor a segurança para planejar e tomar decisões concernentes à gestão empresarial. Com base no período estudado, o gestor pode verificar a continuidade ou descontinuidade da venda de alguns grupos, assim poderá definir suas metas para que se consiga obter mais lucro e consequentemente, posicionar-se melhor diante dos concorrentes.
Resumen : The present study aimed to verify how a cost, volume and profit analysis can contribute to a commercial pharmacy management. In order to achieve the general goal proposed, a case study was elaborated. Data were collected upon the access of company’s software that enable the development of a historical sales report, focusing on the first six months of the year two thousand and sixteen. Sales during these six months were divided on six great groups of products registered on the company’s management system, they are ethic, manipulated, generic, perfumery, similar and various. Afterwards, a board was elaborated, demonstrating results obtained from the six month study, also, a costs proration by quantity soled and product cost was elaborated. Thereat, results of the contribution margin and breakeven point of the groups, as well as a better view of costs and expense, enable the manager to safely plan and make decisions referring to the company’s management. Based on the studied period, the manager can verify the continuity or discontinuity of some groups’ sales, and define goals so he can obtain more profits and consequently, better allocate in face of its competitors.
Palabras clave : Análise de custo
Análise de lucros
Gestão farmacêutica
Fármacia comercial
Margem de contribuição
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1646
Fecha de publicación : 16-nov-2016
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ESCOBAR.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.