Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1647
Type: Monografia
Título : Lealdade: análise da produção científica brasileira na área de marketing
Author: Fenner, Vanessa Unfriend
First advisor: Visentini, Monize Sâmara
metadata.dc.contributor.referee1: Dalcin, Dionéia
metadata.dc.contributor.referee2: Battisti, Iara Denise Endruweit
Resume: Em um ambiente de negócios globalizado, marcado por mudanças tecnológicas, concorrenciais e de consumo, criar estratégias direcionadas para a preservação de clientes é essencial para qualquer organização. À medida que o setor empresarial percebeu a importância e os benefícios da retenção de clientes, o termo lealdade também passou a receber maior destaque na área acadêmica e científica. Nesse sentido, o intento deste trabalho consistiu em identificar as principais características dos estudos científicos brasileiros publicados em Marketing sobre o tema lealdade. Para o alcance deste objetivo, realizou-se um estudo bibliométrico aliado a análises qualitativas, incluindo a avaliação de modelos de mensuração presentes nos artigos pesquisados. Foram pesquisados artigos científicos publicados no período de 2010 a 2016, em periódicos científicos nacionais com ênfase em Administração (ROSA, 2016), cuja classificação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) seja igual ou superior a B2, e nos anais dos eventos Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EMA) e Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EnANPAD). A busca dos artigos ocorreu por meio de título e resumo, utilizando-se o termo “lealdade”. Foram analisados 59 estudos, adequados ao propósito da pesquisa e ao período desejado. Os resultados indicaram a predominância de estudos empíricos e quantitativos e, consequentemente, a necessidade de estudos qualitativos, capazes de fornecer informações mais detalhadas sobre o tema. Observou-se também a fragilidade das pesquisas empíricas com relação às técnicas de amostragem utilizadas, que foram predominantemente não probabilísticas, e no que se refere à ausência de justificativa e de sugestões para futuras pesquisas em alguns estudos. Por outro lado, o uso expressivo da estatística multivariada dentre as técnicas de análise de dados utilizadas revela a solidez dos estudos, assim como o grande número de artigos desenvolvidos em coautoria e de artigos que abordam a lealdade de forma mista, considerando tanto sua dimensão comportamental quanto atitudinal. A presença de modelos de mensuração em grande parte dos estudos também representa um aspecto favorável. Tanto os pontos fortes quanto as fragilidades detectadas devem ser analisadas para a realização de futuros estudos sobre o tema, a fim de suprir as carências ainda existentes neste campo da ciência.
Resumen : In a globalized business environment, marked by technological, competitive and consumer changes, creating strategies aimed at customer preservation is essential for any organization. As the business sector realized the importance and benefits of customer retention, the term loyalty also became more prominent in the academic and scientific area. In this sense, the purpose of this work is to identify the main characteristics of the Brazilian scientific studies published in Marketing on the topic of loyalty. To achieve this goal, a bibliometric study was carried out in association with qualitative analyzes, including the evaluation of measurement models present in the researched articles. Scientific articles published in the period from 2010 to 2016 were published in national scientific journals with an emphasis on Administration (ROSA, 2016), whose classification by the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) is equal to or greater than B2, and in the annals of the events Encontro de Marketing da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EMA) and Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação em Pesquisa em Administração (EnANPAD). The search for the articles occurred by means of title and abstract, using the term "loyalty". Fifty-nine studies were analyzed, adequate for the purpose of the research and the desired period. The results indicated the predominance of empirical and quantitative studies and, consequently, the need for qualitative studies capable of providing more detailed information on the subject. We also observed the fragility of the empirical researches regarding the sampling techniques used, which were predominantly non- probabilistic, and regarding the absence of justification and suggestions for future research in some studies. On the other hand, the expressive use of multivariate statistics among the data analysis techniques used reveals the robustness of the studies, as well as the large number of articles developed in co-authoring and articles dealing with mixed loyalty, considering both their behavioral dimension as well as attitudinal. The presence of measurement models in most of the studies also represents a favorable aspect. Both the strengths and weaknesses detected should be analyzed for future studies on the subject in order to fill the gaps still existing in this field of science.
Palabras clave : Bibliometria
Retenção de clientes
Estratégia de marketing
Plano de marketing
Estudo de consumidores
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1647
Fecha de publicación : 16-nov-2016
Aparece en las colecciones: Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FENNER.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.