Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1649
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Dill, Rodrigo Prante-
dc.contributor.referee1Visentini, Monize Sâmara-
dc.contributor.referee2Reis, Denize Ivete-
dc.creatorGarcia, Vanessa Laís-
dc.date2016-11-16-
dc.date.accessioned2017-12-02T12:23:40Z-
dc.date.available2017-11-22-
dc.date.available2017-12-02T12:23:40Z-
dc.date.issued2016-11-16-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1649-
dc.description.abstractThe following study aimed to analyze the usage of Facebook as a communication tool by the municipal public administration on the municipalities of Association of Municipalities of Missões (AMM). To do so, a descriptive research was accomplished, with quantitative approach, and the data collect was realized through the visualization of the municipalities fan pages and profiles on Facebook. To effectuate the analysis, the softwares Libre Office Calc, 2010 version and Libre Office Writer 2010 version was utilized. It was identified that, six of the twenty municipalities belong to AMM, and twelve had their fan pages or profiles activated as a communication mean. The day of the week on which municipal public administration presents more index of publication was Friday. Most of the publication record was found at the classification “news” with emphasis at sub classification “notices”, also, it was perceived that most of the publications classified have had around one to twenty likes or shares, at the same time that many publications have presented no record of likes or shares, therefore demonstrating low index of interaction. It was also evidenced the lack of interaction on the municipal public administration part, once it rarely answer the comments realized by its followers/friends.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou analisar a utilização do Facebook como ferramenta de comunicação pela administração pública municipal dos municípios da Associação dos Municípios das Missões (AMM). Para tanto, foi realizada pesquisa de natureza descritiva, com abordagem quantitativa, e a coleta de dados foi realizada por meio da visualização das fan pages e perfis no Facebook dos municípios. Para efetuar a análise, utilizou-se o software LibreOffice Calc, versão 2010 e software LibreOffice Writter, versão 2010. Constatou-se que, dos vinte e seis municípios que pertencem à AMM, doze estavam com suas fan pages ou perfil ativos como meio de comunicação. O dia da semana que as administrações públicas municipais apresentaram maior índice de publicações foi sexta-feira. A maior parte do registro das publicações se encontrou na classificação notícias e com ênfase na subclassificação avisos, também se percebeu que a maior parte das publicações foram classificadas na categoria de uma a vinte curtidas ou compartilhamentos, ao mesmo tempo que várias publicações não apresentaram registros de curtidas ou compartilhamentos, demonstrando assim, baixo índice de interação. Evidenciou-se também a falta de interação por parte das administrações públicas municipais, que poucas vezes responderam aos comentários realizados pelos seguidores/amigos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2017-11-22T16:45:38Z No. of bitstreams: 1 GARCIA.pdf: 1671783 bytes, checksum: 633437d50f030557e6b11777a17191fe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-12-02T12:23:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GARCIA.pdf: 1671783 bytes, checksum: 633437d50f030557e6b11777a17191fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-02T12:23:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GARCIA.pdf: 1671783 bytes, checksum: 633437d50f030557e6b11777a17191fe (MD5) Previous issue date: 2016-11-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssociação dos Municípios das Missõespt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.subjectPlano de marketingpt_BR
dc.titleA utilização do facebook como ferramenta de comunicação: um estudo na administração pública municipal dos municípios da Associação dos Municípios das Missõespt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GARCIA.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.