Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1706
Tipo: | Monografia |
Título: | O ensino das culturas afro-brasileiras e indígenas: uma análise da Lei 11645/08 e suas contribuições para a decolonização |
Autor(es): | Kavalerski, Luiz Fernando |
Primeiro Orientador: | Martins, Everton Bandeira |
Resumo: | Apresenta os debatese trajetórias legislativas que permeiam as alterações do artigo 26-A. O estudo parte da LDB/96, acompanhando os trâmites legislativos até Lei 11.645/08. Esclarece os impactos provocados pela Lei 11.645/08 no currículo escolar, uma vez que, é apontada como agente descolonizadora dos currículos.Aponta novas perspectivas para o Ensino de História nas escolas públicas e privadas, pautando-se nas concepções decolonialistas. Compreende a origem do conceito “decolonialismo”, assim como a expansão geográfica destes estudos. Apresenta o imaginário eurocêntrico estereotipado, pelos quais se negligenciava e marginalizava as populações Afro-brasileiras e Indígenas. Discute as questões que permeiam as politicas de afirmação identitária e reconhecimento cultural. Compreende o multiculturalismo presente nas escolas, apontando novas possibilidades de ensino a partir de abertura política proporcionada pela Lei 11.645/08. Analisa as contribuições da Lei 11.645/08 para a descolonização do currículo escolar. Apresenta o cenário de abertura ao debate acerca das contribuições culturais, econômicas e sociais das populações Afro-brasileiras e Indígenas para a formação do estado brasileiro. |
Abstract/Resumen: | Este artículo tiene como objetivo presentar los debates y trayectorias legislativas que subyacen las modificaciones del artículo 26-A. El estudio parte de la LDB / 96, acompañando los trámites legales hasta la Ley 11.645 / 08. Esclarece los impactos provocados por la Ley 11.645 / 08 en el currículo escolar, una vez que, es apuntada como agente descolonizadora de los currículos. Sugiere nuevas perspectivas para la enseñanza de historia en las escuelas públicas y privadas, pautándose en las concepciones “decolonialistas”. Comprende el origen del concepto "decolonialismo", así como, la expansión geográfica de estos estudios. Exhibe el imaginario eurocéntrico estereotipado, por los cuales se descuidaba y marginaba las poblaciones afro-brasileñas e indígenas. Concibe el multiculturalismo presente en las escuelas, destacando nuevas posibilidades de enseñanza a partir de una apertura política proporcionada por la Ley 11.645 / 08. Analiza las contribuciones de la Ley 11.645 / 08 para la descolonización del currículo escolar. Expone el escenario del principio de un debate acerca de las cooperaciones culturales, económicas y sociales de las poblaciones afrobrasileñas e indígenas para la formación del estado brasileño. |
Palavras-chave: | Cultura indígena Cultura afro História Lei 10.639/03 Lei 11.645/08 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Chapecó |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1706 |
Data do documento: | 2017 |
Aparece nas coleções: | História |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KAVALERSKI.pdf | 925,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.