Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1710
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Scheffer, Nilce Fátima-
dc.creatorDeoti, Lilian Matté Lise-
dc.date2017-11-29-
dc.date.accessioned2018-02-27T18:23:46Z-
dc.date.available2018-02-21-
dc.date.available2018-02-27T18:23:46Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1710-
dc.description.abstractThis study aims to find possibilities to teach geometry to Basic School students of a countryside school, considering the Ethnomathematics program as the basis for the teaching and learning process. In order to contribute to this purpose, it was made use of information and communication the technologies, important allied in the development of students' abilities. In this study, it was made a theoretical revision on the mathematics in the countryside education, the teaching of geometry, the Ethnomathematics and the influence of information and communication the technologies in the Mathematics Education area. In order to obtain data about the topic, the qualitative research made use of questionnaires, applied to a multiracial group, with 6th and 7th grade students from a countryside school community, aiming at a better understanding of the interaction between culture and society, under the aspect of Ethnomathematics. The data were organized and analyzed from categories, establishing a link between the theoretical reference and the data obtained. The research revealed the constant presence of mathematics in countryside life, and that it is possible to interconnect this mathematics with that of the classroom, also strengthening the link between family and school, and encouraging students through practical demonstrations of the use of the discipline. The discussions and the research generated as a result a pedagogical proposal, whose objective is to present possibilities of how the Ethnomathematics can contribute to the teaching of geometry in a countryside school, highlighting the use of information and communication technologies, specifically Google Earth. The proposed activities were elaborated from the daily routine of the students and aim at the approach of the school with its context.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo buscar possibilidades para ensinar geometria a alunos do Ensino Fundamental de uma escola do campo, considerando o programa de Etnomatemática como base para o processo de ensino e de aprendizagem. Para contribuir a este propósito, fezse uso das tecnologias da informação e comunicação, importantes aliadas no desenvolvimento de habilidades dos estudantes. No trabalho se faz uma revisão teórica sobre a matemática na Educação do Campo, o ensino de geometria, a Etnomatemática e a influência das tecnologias da informação e comunicação na área da Educação Matemática. Para a obtenção de dados sobre o tema, a pesquisa qualitativa, utilizou-se de questionários, aplicados a uma turma multisseriada, com estudantes de 6º e 7º anos de uma escola de comunidade rural, visando uma melhor compreensão da interação entre cultura e sociedade, sob o aspecto da Etnomatemática. Os dados foram organizados e analisados a partir de categorias, estabelecendo um elo entre o referencial teórico e os dados obtidos. A pesquisa revelou a constante presença da matemática na vida no campo, e que é possível interligar esta matemática com aquela da sala de aula, fortalecendo também o vínculo entre família e escola, e incentivando os estudantes através de demonstrações práticas da utilização da disciplina. As discussões e a pesquisa geraram como resultado uma proposta pedagógica, cujo objetivo é apresentar possibilidades de como a Etnomatemática pode contribuir para o ensino de geometria em uma escola do campo, destacando o uso das tecnologias da informação e comunicação, no caso o Google Earth. As atividades propostas foram elaboradas a partir do cotidiano dos estudantes e visam pela aproximação da escola com o seu contexto.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-02-21T12:09:18Z No. of bitstreams: 1 DEOTI.pdf: 1794785 bytes, checksum: 46c65bd3e3a6d51b01b7d101dffa0e0d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-02-27T18:23:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DEOTI.pdf: 1794785 bytes, checksum: 46c65bd3e3a6d51b01b7d101dffa0e0d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-27T18:23:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEOTI.pdf: 1794785 bytes, checksum: 46c65bd3e3a6d51b01b7d101dffa0e0d (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação agrícolapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleA etnomatemática e o ensino de geometria na escola do campo em interação com tecnologias da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEOTI.pdf1,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.