Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1718
Type: Monografia
Title: Satisfação no trabalho: um estudo na Mecautor Cerro Largo-RS
Author: Mattiazzi, Vitória Alessandra de Mattos
First advisor: Reis, Denize Ivete
metadata.dc.contributor.referee1: Scherer, Luciana
metadata.dc.contributor.referee2: Battisti, Iara Denise Endruweit
Resume: O presente estudo refere-se a uma pesquisa sobre satisfação no trabalho dos funcionários da empresa Mecautor Cerro Largo – RS, onde buscou analisar a satisfação dos colaboradores frente as cinco dimensões, sendo elas: colegas de trabalho, salário, chefia, natureza do trabalho e promoções. Para responder o problema de pesquisa: Qual é o nível de satisfação no trabalho dos colaboradores da empresa Mecautor Cerro Largo-RS? Tem-se como objetivo geral, verificar a satisfação no trabalho dos colaboradores da Mecautor Cerro Largo–RS. Portanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de questionário elaborado a partir da Escala de Satisfação no Trabalho – EST, validada por Siqueira (2008). Para análise e interpretação dos dados foi utilizada a escala multidimensional elaborada por Siqueira (2008), onde valores entre 5 e 7 tendem a indicar satisfação, por outro lado, valores entre 1 e 3,9 tendem a sinalizar insatisfação, enquanto valores entre 4 e 4,9 informam um estado de indiferença, ou seja, nem satisfeito, nem insatisfeito. Os resultados da pesquisa demonstraram satisfação em relação a três dimensões, sendo estas, na seguinte ordem: colegas de trabalho, apresentando média 5,92, natureza do trabalho, indicando média 5,66 e chefia, representando média 5,54. Por sua vez, a dimensão salário resultou em indiferença, sendo que o resultado da média foi 4,88 e a dimensão satisfação com as promoções também apresentou estado de indiferença, com média 4,36.
Abstract: The present study refers to a survey on employed satisfaction at Mecautor Cerro Largo, RS, Brazil, where it sought to analyze the employee's satisfaction against the five dimensions, namely: co-workers, salary, management, nature of work and promotions. To answer the research question: What is the level of job satisfaction of the employees of Mecautor Cerro Largo-RS? We have as general objective, to check the satisfaction in the work of the employees of Mecautor Cerro Largo-RS. Therefore, a descriptive research, with a quantitative approach, was carried out through the application of a questions elaborated from the Occupational Satisfaction Scale (EST), validated by Siqueira (2008). For the analisys and interpretation of the data, the multidimensional scale elaborated by Siqueira (2008) was used, where values between 5 and 7 tend to indicate satisfaction; on the other side, values between 1 and 3.9 tend to indicate dissatisfaction, while values between 4 and 4.9 inform a state of indifference, that is, neither satisfied nor dissatisfied. The results of the research showed satisfaction with three dimensions, in the following order: co-workers, presenting a mean of 5.92, nature of the work, indicating a mean of 5.66 and head, representing an average of 5.54. In turn, the salary dimension resulted in indifference, and the result of the average was 4.88 and the satisfaction dimension with the promotions also showed a state of indifference, with an average of 4.36.
Keywords: Pesquisa de satisifação
Análise de trabalho
Cerro Largo (RS)
Empresa automobilística
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1718
Issue Date: 23-Nov-2017
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATTIAZZI.pdf1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.