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Type: Monografia
Title: Estudo comparativo de estratégias de comercialização de produtos ecológicos na perspectiva do abastecimento alimentar
Author: Back, Glaucia Keli
First advisor: Perez-Cassarino, Julian
Resume: Em pleno século XXI um dos maiores desafios a serem enfrentados pela humanidade são as questões demográficas e alimentares. O planeta já comporta uma população de 7 bilhões de pessoas, e as projeções indicam que em 2050 chegaremos a 9,5 bilhões, diante de tal cenário, a questão central seria como alimentar está crescente população. Diante deste cenário, o trabalho busca elucidar a discussão a respeito do sistema agroalimentar global e suas implicações no acesso de alimentos. Para tanto, a discussão sobre Segurança Alimentar e Nutricional e abastecimento demostram a necessidade de se debater os circuitos curtos e os mercados socialmente construídos para a democratização do acesso regular e permanente de alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais. Este trabalho tem como objetivo analisar, do ponto de vista do abastecimento alimentar, o funcionamento de dois canais de comercialização de produtos ecológicos. Para atingir tal objetivo, o trabalho delimitou três objetivos específicos: descrever os canais de comercialização analisado (A Feira Ecológica de Laranjeiras do Sul e a Feira Orgânica do Passeio Público, de Curitiba); verificar a diversidade de produtos ofertados em cada canal de comercialização, bem como sua regularidade na oferta; e realizar o levantamento dos preços nos canais e comparar com os preços médios dos produtos convencionais. A pesquisa se caracteriza como sendo um estudo de campo, descritiva e predominantemente qualitativa. Para o levantamento dos dados realizou-se entrevista com os gestores e pesquisa documental. Os principais resultados da pesquisa referentes a diversidade foram: A Feira Ecológica de Laranjeiras o Sul, apresenta um diversidade de 73 itens e a Feira Orgânica de Curitiba 126. Os preços dos produtos ecológicos na feira orgânica de Curitiba apresentaram uma média de 48% mais caro que os convencionais, enquanto na feira ecológica de Laranjeiras do Sul os produtos orgânicos demonstraram ser 32% mais barato que os convencionais. De acordo com os dados levantados pela pesquisa, observa-se que ambos os canais de comercialização atendem a ótica de abastecimento, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.
Abstract: food issues. The planet already has a population of 7 billion people, and projections indicate that by 2050 we will reach 9.5 billion, facing such a scenario, the central question would be how to feed this growing population. Given this scenario, the work seeks to elucidate the discussion about the global agrifood system and its implications for food access. To that end, the discussion of Food and Nutrition Security and supply, demonstrate the need to discuss short circuits and socially constructed markets, to democratize regular and permanent access to quality food in sufficient quantity, without compromising access to other needs. This work has the general objective of analyzing, from the point of view of food supply, the operation of two marketing channels for organic products. In order to achieve this objective, the work delimited three specific objectives: to describe the commercialization channels analyzed (the Laranjeiras do Sul Ecological Fair and the Curitiba Public Organic Fair); Verify the diversity of products offered in each marketing channel, as well as their regularity in the offer; and conduct the price survey on the channels and compare with the average prices of conventional products. The research is characterized as being a field study, descriptive and predominantly qualitative. For the data collection, an interview was conducted with managers and documentary research. The main results of the research include diversities were: The Laranjeiras do Sul Ecological Fair, presents a diversity of 73 items and the Curitiba Organic Fair 126. Prices of organic products at the organic fair in Curitiba showed an average of 48% more expensive than conventional ones, while at the organic fair in Laranjeiras do Sul, organic products were 32% cheaper than conventional ones. According to the data collected by the research, it is observed that both commercialization channels serve the perspective of supply, from the perspective of food and nutritional security.
Keywords: Segurança alimentar e nutricional
Abastecimento alimentar
Circuito de proximidade
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Laranjeiras do Sul
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/173
Issue Date: 7-Feb-2017
Appears in Collections:TCC Ciências Econômicas

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