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Tipo: Monografia
Título: Marketing direto: diferencial competitivo em empresas varejistas de moda feminina de Cerro Largo/RS
Autor(es): Queiroz, Bruna Franco
Primeiro Orientador: Dalcin, Dionéia
Primeiro membro da banca: Visentini, Monize Sâmara
Segundo membro da banca: Radons, Daiane Lindner
Resumo: Para que uma empresa obtenha sucesso e resultados satisfatórios em relação aos seus consumidores é importante atender cada vez mais as suas exigências em relação as suas reais preferências. Assim, devido à competitividade do mercado e a essas exigências cada vez maiores dos clientes, é necessário atender o consumidor de forma individual, conhecendo seus gostos e desejos para que deste modo os produtos e serviços ofertados, se apresentem de forma mais específica e, portanto, mais adequada. Visto isto, o marketing direto se apresenta como um excelente diferencial competitivo para as organizações que desejam se sobressair neste contexto. Logo, este estudo teve como objetivo analisar o marketing direto em empresas varejistas de moda feminina da cidade de Cerro Largo - RS, como forma de competição no mercado. Desse modo, foi realizado um estudo de campo, em nove empresas do município. O levantamento dos dados aconteceu em set/2017 e se deu por meio de uma entrevista estruturada. A entrevista foi dividida em quatro blocos temáticos a fim de se identificar o uso do marketing direto ou não como vantagem competitiva por estas empresas. As variáveis analisadas nos blocos eram: Marketing Direto, Ferramentas, Fatores Motivacionais e Diferencial Competitivo. Os resultados obtidos, mostraram que as empresas possuem vago conhecimento em relação ao conceito apresentado pela literatura a respeito do marketing direto. Em relação as ferramentas mais utilizadas, que puderam ser apuradas mediante a aplicação da pesquisa, destacam-se o marketing online e a venda direta. Sobre os fatores motivacionais que levam estas empresas a utilizarem o marketing direto, evidencia-se a eficiência e rapidez na promoção e o aumento do fluxo de clientes. Todavia por mais que as empresas não utilizem todos os elementos que compõem o marketing direto, constatou-se que elas o utilizam como um diferencial competitivo de forma inconsciente, uma vez que usam esta ferramenta, porém não possuem conhecimento do conceito conforme a literatura o apresenta. Logo o uso do marketing direto como um diferencial competitivo se confirmou na amostra.
Abstract/Resumen: Once the company has succeeded and the results meet their commitments, consider as their requirements in relation as their actual preferences. So your customers and your customers are in agreement with your customers and customers, according to your requirements, more appropriate. Seen is, direct marketing presents itself as an excellent competitive differential for organizations wishing to excel in context. Therefore, this study aimed to analyze direct marketing in women's fashion retailers in the city of Cerro Largo - RS, as a form of competition in the market. Thus, a field study was carried out in nine companies of the municipality. The data collection together / 2017 and took place through a structured interview. The interview was divided into four thematic blocks in order to identify the use of direct or non-competitive marketing by these companies. As variables analyzed in the blocks are: Direct Marketing, Tools, Motivational Factors and Competitive Differentials. The results show that companies have knowledge about the dissemination of the literature on direct marketing. In relation to the most fabled tools, through a research application, highlighting online marketing and direct selling. On the motivational factors that lead these companies by virtue of direct marketing, it is evident the efficiency in promotion and the increase of flow of clients. However as much as companies do not use all the elements that make up direct marketing, it has been found that they use it as a competitive differential unconsciously, since they use this tool, but it is not a knowledge about what is best known or documented. Logo of the use of direct marketing as a competitive differential was confirmed in the sample.
Palavras-chave: Marketing direto
Mercado de trabalho
Consumidor
Plano de marketing
Cerro Largo (RS)
Mercado varejista
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1741
Data do documento: 23-Nov-2017
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