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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1793
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Bittencourt, Zoraia Aguiar | - |
dc.contributor.referee1 | Arpini, Aline Andréa | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ivone Maria Mendes | - |
dc.contributor.referee3 | Bittencourt, Zoraia Aguiar | - |
dc.creator | Araujo, Patricia Martins de | - |
dc.date | 2017-12-11 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T10:55:36Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T10:55:36Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-09 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1793 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática do protagonismo feminino com foco nas influências das princesas da Disney para uma educação feminista a partir da defesa de que a mídia possui um caráter pedagógico e que ela desempenha um papel social. Desta forma, os objetivos desse estudo foram analisar como o feminismo e o gênero vem se construindo dentro dos filmes de princesas da Disney, quais são os comportamentos esperados dessas princesas, que estereótipos de beleza estão atrelados à figura das princesas e como elas influenciam na visão de mundo das crianças. Ao buscar aproximação com o campo educacional, buscou-se analisar como essas produções influenciam na formação de padrões femininos e como eles se apresentam nos espaços escolares, procurando entender qual é o papel do educador no que diz respeito ao protagonismo feminino. Para pesquisa foram escolhidas seis princesas da Disney: Elsa, Mulan, Pocahontas, Esmeralda, Moana, Merida, as quais foram analisadas em relação aos aspectos físicos e visuais, comportamentais e afetivos. Na categoria de aspectos físicos e visuais, foram analisadas as vestimentas e as características físicas, como cor de pele, cor do cabelo e cor dos olhos, e também acessórios das princesas. Em relação a essa questão, podemos afirmar que elas se diferem das tradicionais, pois não possuem características iguais e trazem uma diversidade de cultura, raça, etnia etc. Na categoria de aspectos comportamentais, foram analisados seus comportamentos diante de determinados acontecimentos. Notou-se que as princesas, na maioria das vezes, vão contra os padrões esperados para poder fazer o que as deixa felizes e o que elas julgam ser certo. Na categoria de aspectos afetivos, foram analisadas as relações das princesas com seus pais, irmãos, animais e príncipes. Quanto a isso, foi possível perceber que a relação dessas princesas com a família, animais e amigos é forte e surge como possibilidade de enredo, sendo a relação com o príncipe não apenas de salvação. Por fim, foi discutido o papel da escola e do educador e da educadora, compreendendo que a escola e a mídia influenciam na educação das crianças e, nesse sentido, é preciso trabalhar na perspectiva de uma educação que possibilite o protagonismo feminino nos diferentes espaços. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-09T14:19:04Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO.pdf: 1463135 bytes, checksum: 41cfe17c9077c0e84f70d8c66ed9baad (MD5) | en |
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dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-14T10:55:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARAUJO.pdf: 1463135 bytes, checksum: 41cfe17c9077c0e84f70d8c66ed9baad (MD5) Previous issue date: 2018-01-09 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Protagonismo feminino | pt_BR |
dc.subject | Mídia | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Feminismo | pt_BR |
dc.title | Protagonismo feminino: influências dos filmes de princesas da Disney para uma educação feminista | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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