Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee1Sartori, Jêronimo-
dc.contributor.referee2Martelet, Michele-
dc.contributor.referee3Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.creatorRadomski, Lidianne Laizi-
dc.date2017-12-14-
dc.date.accessioned2018-03-14T10:58:30Z-
dc.date.available2018-03-14T10:58:30Z-
dc.date.issued2018-01-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1801-
dc.description.resumoA educação brasileira passa por constantes transformações e com ela a alfabetização. Num cenário nacional que apresenta um contingente de aproximadamente 13 milhões de brasileiros analfabetos com mais de 15 anos, é fundamental refletirmos sobre a formação docente e discutirmos sobre a formação do profissional responsável pela alfabetização da população: o professor alfabetizador. Foi dado enfoque, nesse trabalho, à formação inicial do professor alfabetizador, considerando-a como de suma importância por ser a formação de base que habilitará o professor a atuar na escola. Tendo em vista os limites do trabalho e os interesses da pesquisadora de estudar o contexto em que está inserida, tem-se o intuito, portanto, de analisar especificamente as propostas de formação inicial disponibilizadas pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Erechim, no âmbito da alfabetização, de modo a verificar como elas contribuem para formação inicial do professor alfabetizador. Para isso, o percurso metodológico se constitui de três levantamentos teóricos, sendo eles uma revisão bibliográfica, um Estado de Conhecimento e uma pesquisa de abordagem bibliométrica, bem como da análise dos documentos norteadores da formação docente no geral e da UFFS em específico, especialmente das propostas de formação inicial ofertadas pela universidade no sentido de contribuir na formação do acadêmico que optar por atuar na área da alfabetização. Constatou-se, a partir das análises, que, para que o professor tenha uma formação de qualidade, é necessário que haja indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de modo a promover a articulação da teoria e da prática por meio da aproximação da universidade com a escola. Verificamos que apenas 4% das disciplinas do curso são dedicadas exclusivamente para o estudo da área da alfabetização e que, apesar desse percentual ser baixo, se considerarmos outras áreas do conhecimento, esses números são ainda mais baixos, o que nos leva a perceber a problemática da formação de um pedagogo generalista, que é polivalente e apto para muitos campos de atuação, mas não é especialista numa área específica. Averiguou-se que, por meio do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), é possível a inserção do futuro professor alfabetizador no seu campo de atuação; com o Grupo de Estudos em Alfabetização do Município de Erechim (GEAME) se desenvolve o aprofundamento teórico e o contato com professoras alfabetizadoras em exercício; e, a partir de um curso de extensão, pode-se ter o acesso a práticas pedagógicas promovidas por uma oficina de alfabetização. Foi concluído que a UFFS/Erechim contribui com a formação inicial do professor alfabetizador ao oferecer propostas de formação nas três instâncias: ensino, pesquisa e extensão. Apesar disso, as propostas se desenvolvem de forma independentes, não atendendo ao princípio da indissociabilidade. Por fim, compreendemos que somente por meio da compreensão da alfabetização como um processo político e sócio-histórico é que poderemos contribuir para que professores e alunos sejam agentes de transformação de sua realidade e, consequentemente, da sociedade como um todo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-09T17:39:34Z No. of bitstreams: 1 RADOMSKI.pdf: 858109 bytes, checksum: 6307859eefd0ed140c98526106367553 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T10:58:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RADOMSKI.pdf: 858109 bytes, checksum: 6307859eefd0ed140c98526106367553 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T10:58:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RADOMSKI.pdf: 858109 bytes, checksum: 6307859eefd0ed140c98526106367553 (MD5) Previous issue date: 2018-01-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectFormação inicial de professorespt_BR
dc.titleFormação inicial do professor alfabetizador: contribuições da UFFS/Erechimpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RADOMSKI.pdf838 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.