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dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee1Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee2Bonalume, Geni Ana-
dc.contributor.referee3Loss, Adriana Salete-
dc.creatorLazzari, Cibeli-
dc.date2017-12-11-
dc.date.accessioned2018-03-14T10:59:30Z-
dc.date.available2018-03-14T10:59:30Z-
dc.date.issued2018-01-09-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1804-
dc.description.resumoA presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a temática da Educação Infantil e processos educativos emancipatórios. Consideramos relevante em uma contracorrente trazer os impasses e a trajetória que tange as crianças e infâncias, para em decorrência ampliar os espaços de discussões levando a compreender as crianças enquanto categoria social. Neste sentido, é importante salientar o envolvimento das relações propostas a Educação Infantil, imersas numa conjuntura social, que também os faz e submete a profunda inferências de interesses marcados sobre as intensões e necessidades da sociedade. Diante disso, torna-se necessário conceituar a educação emancipatória a partir da Teoria Crítica e identificar os princípios fundamentais para a prática pedagógica na Educação Infantil, compreendendo que as escolhas das teorias, influenciam e definem o processo educacional, a compreensão da educação emancipatória é apresentada em três autores que tiveram suas bases teóricas na Escola de Frankfurt, Adorno teórico influente da escola, Giroux e Paulo Freire autores inspirados e influenciados por autores que fizeram parte da escola. A metodologia utilizada nesta pesquisa é de abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, tendo como fonte livros, artigos, teses, relacionados ao assunto pesquisado. Tido com proposta discutir uma educação crítica e emancipatória, realizou-se uma busca por artigos na Revista Currículo sem Fronteiras, com a pretensão de averiguar estudos realizados sobre a infância nos últimos dez anos, sendo encontrados vinte artigos, de cujo estudo emergiram três categorias de análise, respeitando a infância, a criança como protagonista; indústria cultura da sociedade capitalista: a resistência na Educação Infantil e a Práxis pedagógica na Educação Infantil. Desse modo, assegurar que a educação emancipatória seja uma atitude crítica no processo de ação-reflexão, pondo-se a pensar a educação para além da repressão e sim no seu aspecto transformador e otimista. Conclui-se que a compreensão da educação proposta numa visão emancipatória, seja tecida nas práticas educativas da Educação Infantil, considerando uma perspectiva crítica, possibilitando apontar mudanças e transformação nas escolas, almejando alcançar o sonho ao qual lutamos, buscando deste modo sustentar as práticas pedagógicas em teorias que almejam compartilhar dos interesses de todos os envolvidos, reconhecendo os sujeitos em sua capacidade intelectual de pensarem e agirem sobre a sociedade de uma maneira muito mais reflexiva, desse modo, superando as medidas de homogeneização da educação e de práticas ingênuas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-09T12:57:28Z No. of bitstreams: 1 LAZZARI.pdf: 630107 bytes, checksum: 86b0d2cebe2e6d38bb7b524399352545 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas emancipatóriaspt_BR
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectEscola de Frankfurtpt_BR
dc.titleEducação Infantil e processos educativos emancipatóriospt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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