Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/181
Tipo: Monografia
Título: Levantamento da presença de Lernaea spp. (Lernaeoidea:lernaeidae) em pisciculturas da Associação de Produtores de Peixes de Laranjeiras do Sul-PR (PEIXELAR).
Autor(es): Carriel, Katiele Cardozo
Primeiro Orientador: Ramos, Carlos José Raupp
Resumo: A Lernaea spp., é um copépode parasita de peixes, nativo da Europa Ocidental e Ásia, que tem causado prejuízos econômicos em pisciculturas do Brasil. A patogenia causada por Lernaea spp. cursa com perda de peso, lesões ulcerativas que dão lugar a necrose e, muitas vezes infecção bacteriana ou micótica secundárias, tornando difícil a comercialização dos animais. O objetivo desse trabalho foi realizar um levantamento sobre a presença de Lernaea spp. em ambientes de cultivo de propriedades vinculadas a Associação de Produtores de Peixe de Laranjeiras do Sul – PR (PEIXELAR). O trabalho foi realizado em conjunto com o projeto de extensão “Identificação e Organização do Sistema Produtivo de Piscicultores da Região de Laranjeiras do Sul: Aspectos Associados ao Manejo, Monitoramento Ambiental, Controle Sanitário e Controle do Sistema de Produção” da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, com a Secretaria de Agricultura de Laranjeiras do Sul. Foram realizadas visitas em 43 propriedades associadas à PEIXELAR. Em cada propriedade foram coletadas amostras de peixes de metade dos viveiros, escolhidos aleatoriamente. Foram feitas tentativas de captura dos mesmos, com auxílio de tarrafa, onde dez peixes de cada viveiro foram selecionados, entretanto, quando os peixes não eram capturados em dez tentativas encerrou-se a coleta no viveiro. De um total de 43 propriedades visitadas foram capturados peixes em 39, sendo diagnosticadas 8 propriedades com presença de Lernaea spp. em peixes de cultivo, o que representa 21% das 39 propriedades. Em 6 propriedades, o diagnóstico foi dado como suspeito, pois cinco deles relataram ter passado por problemas sanitários com características de Lernaea spp. e um dos seis suspeitos utilizava a captação de água de um vizinho que possui Lernaea spp. instalada no cultivo. Foram consideradas negativas quanto a presença do parasito 25 propriedades. A Lernaea spp. pode dispersar-se sem controle, portanto a participação do projeto de extensão juntamente com a secretaria de agricultura e a PEIXELAR foi de fundamental importância no desenvolvimento desse trabalho, pois a partir desse resultado, tais organizações podem discutir e implementar normas que visem a prevenção da dispersão da Lernaea spp.
Palavras-chave: Peixe
Parasitas
Doenças em peixes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/181
Data do documento: 15-Dez-2014
Aparece nas coleções:Engenharia de Aquicultura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARRIEL.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.