Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1810
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.advisor-co1Johann, Magali Maria-
dc.contributor.referee1Loss, Adriana Salete-
dc.contributor.referee2Silva, Ivone Maria Mendes-
dc.contributor.referee3Ganasini, Rejane Claudia Zanchet-
dc.creatorCarraro, Morgane-
dc.date2017-12-15-
dc.date.accessioned2018-03-14T11:02:07Z-
dc.date.available2018-03-14T11:02:07Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1810-
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar o papel que a Arte desempenha na educação de crianças de zero a cinco anos e averiguar se a Arte pode contribuir para um aprendizado que considere a expressão e a autonomia das crianças. A temática refere-se A linguagem da Arte na Educação Infantil e nos convida a uma reflexão em relação à problemática de pesquisa quanto à contribuição da Arte para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho de pesquisa foi por intermédio de leituras específicas da área e da busca por material bibliográfico. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória-descritiva e exploratório-interpretativa. O estudo bibliográfico ocorreu em livros, artigos e monografias na busca de reflexões teóricas referentes à temática e à problemática apresentadas neste trabalho de pesquisa. O estudo ocorreu também, no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com coleta de dados em dissertações e teses com a seleção de trabalhos para a articulação e correlação com a minha pesquisa, pontuando as convergências relativas à relevância da Arte no desenvolvimento infantil. Como resultados, constatamos que a Arte é contribuinte para o desenvolvimento da criança em sua integralidade, uma vez que desenvolve a percepção, a autonomia, a criatividade, a corporeidade, a sensibilidade, a imaginação, o conhecimento, a comunicação e expressão humana. A arte introduz as crianças no meio cultural e as faz se sentirem atuantes no mundo no qual estão inseridas, com reflexão e idealização sobre este mundo. Cabe aos educadores oportunizar e promover, juntamente com as crianças, situações de aprendizagem artísticas criativas e significativas para que as mesmas tenham a liberdade de criação e de expressão para o desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores. Conclui-se que a Arte coopera na expressão e na linguagem das crianças, desenvolve potencialidades por meio da criatividade, da imaginação e de habilidades desenhistas na interação, no diálogo entre os colegas e com seu cotidiano. Dessa forma, as crianças simbolizam e vivenciam o mundo e constroem conhecimentos. Constatou-se, também, que os educadores necessitam se aperfeiçoar e buscar formação continuada para que o ensino da Arte seja relacionado a experiências estéticas e de conhecimento.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-06T13:27:24Z No. of bitstreams: 1 CARRARO.pdf: 1454870 bytes, checksum: 3253ee1debfd1ff038e4fb8582f93eba (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T11:02:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARRARO.pdf: 1454870 bytes, checksum: 3253ee1debfd1ff038e4fb8582f93eba (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-14T11:02:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARRARO.pdf: 1454870 bytes, checksum: 3253ee1debfd1ff038e4fb8582f93eba (MD5) Previous issue date: 2017-12-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectContribuiçõespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.titleArte na educação infantil: expressão, criatividade, imaginação e autonomia para o desenvolvimento das criançaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARRARO.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.