Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1810
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Johann, Magali Maria | - |
dc.contributor.referee1 | Loss, Adriana Salete | - |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ivone Maria Mendes | - |
dc.contributor.referee3 | Ganasini, Rejane Claudia Zanchet | - |
dc.creator | Carraro, Morgane | - |
dc.date | 2017-12-15 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-14T11:02:07Z | - |
dc.date.available | 2018-03-14T11:02:07Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-21 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1810 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar o papel que a Arte desempenha na educação de crianças de zero a cinco anos e averiguar se a Arte pode contribuir para um aprendizado que considere a expressão e a autonomia das crianças. A temática refere-se A linguagem da Arte na Educação Infantil e nos convida a uma reflexão em relação à problemática de pesquisa quanto à contribuição da Arte para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho de pesquisa foi por intermédio de leituras específicas da área e da busca por material bibliográfico. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de caráter exploratória-descritiva e exploratório-interpretativa. O estudo bibliográfico ocorreu em livros, artigos e monografias na busca de reflexões teóricas referentes à temática e à problemática apresentadas neste trabalho de pesquisa. O estudo ocorreu também, no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com coleta de dados em dissertações e teses com a seleção de trabalhos para a articulação e correlação com a minha pesquisa, pontuando as convergências relativas à relevância da Arte no desenvolvimento infantil. Como resultados, constatamos que a Arte é contribuinte para o desenvolvimento da criança em sua integralidade, uma vez que desenvolve a percepção, a autonomia, a criatividade, a corporeidade, a sensibilidade, a imaginação, o conhecimento, a comunicação e expressão humana. A arte introduz as crianças no meio cultural e as faz se sentirem atuantes no mundo no qual estão inseridas, com reflexão e idealização sobre este mundo. Cabe aos educadores oportunizar e promover, juntamente com as crianças, situações de aprendizagem artísticas criativas e significativas para que as mesmas tenham a liberdade de criação e de expressão para o desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores. Conclui-se que a Arte coopera na expressão e na linguagem das crianças, desenvolve potencialidades por meio da criatividade, da imaginação e de habilidades desenhistas na interação, no diálogo entre os colegas e com seu cotidiano. Dessa forma, as crianças simbolizam e vivenciam o mundo e constroem conhecimentos. Constatou-se, também, que os educadores necessitam se aperfeiçoar e buscar formação continuada para que o ensino da Arte seja relacionado a experiências estéticas e de conhecimento. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-06T13:27:24Z No. of bitstreams: 1 CARRARO.pdf: 1454870 bytes, checksum: 3253ee1debfd1ff038e4fb8582f93eba (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-14T11:02:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARRARO.pdf: 1454870 bytes, checksum: 3253ee1debfd1ff038e4fb8582f93eba (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-14T11:02:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARRARO.pdf: 1454870 bytes, checksum: 3253ee1debfd1ff038e4fb8582f93eba (MD5) Previous issue date: 2017-12-21 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Contribuições | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.title | Arte na educação infantil: expressão, criatividade, imaginação e autonomia para o desenvolvimento das crianças | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CARRARO.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.