Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1818
Tipo: Dissertação
Título: Horta escolar na escola do campo: diagnóstico da experiência na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Pedro I
Autor(es): Daga, Nelci
Primeiro Orientador: Silva, Émerson Neves da
Primeiro membro da banca: Silva, Emerson Neves da
Segundo membro da banca: Mariana, Fernando Bomfim
Terceiro membro da banca: Sartori, Jerônimo
Resumo: A Educação do Campo está enraizada aos processos de lutas travados pela classe trabalhadora que é analisada por educadores que apresentam a concepção de educação do campo. Molina (2012) diz que a mesma nasce e se desenvolve no embaulamento do movimento com suas experiências de luta e de superação ao capitalismo. É uma educação que tem como foco o desenvolvimento humano que busca a autonomia dos camponeses através do movimento. Esta pesquisa conheceu a prática da horta escolar, na Escola Estadual Dom Pedro I, de Coronel Teixeira, Marcelino Ramos, Rio Grande Sul, partindo do pressuposto que a mesma não levava os estudantes a entenderem a sua condição de sujeitos do campo fazendo com que tal atividade se justificasse na prática pela prática. Assim, com o objetivo de analisar esse processo pedagógico, esta dissertação faz uma apresentação da comunidade e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Pedro I, Coronel Teixeira, Marcelino Ramos, bem como o objeto de pesquisa a horta escolar. Também apresenta a análise dos instrumentos utilizados na elaboração do diagnóstico, para isso se utilizou de diversos mecanismos de análise, como os diários de classe dos alunos do oitavo ano a fim de verificar a compreensão epistemológica presente na prática pedagógica; o projeto político pedagógico para ver como se consolidavam os objetivos, princípios, metodologias da educação, desta escola; a roda de conversa, os professores responderam o questionário semiestruturado para consolidar o diagnóstico de como se efetivava a prática. Desta forma, optou-se pela pesquisa–ação para melhor diagnosticar a prática e compreender as questões voltadas para o campo. De acordo com Thiollent (1947 p.19), “pela pesquisa-ação é possível estudar dinamicamente os problemas, decisões, ações, negociações, conflitos e tomadas de consciência que ocorrem entre os agentes durante o processo de transformação da situação”. Esta metodologia proporcionou a análise do diagnóstico desta dissertação que, consequentemente, serviu de instrumento para elaborar a proposta pedagógica para ser aplicada na escola do campo. A proposta pedagógica tem como finalidade gerar autonomia, emancipação, e está voltada aos interesses dos camponeses em apresentar à auto-organização dos estudantes na organização da horta. Com isso, a horta escolar pode se tornar um laboratório de aprendizagens, quando interligar os conteúdos científicos com a prática de forma interdisciplinar na Escola do Campo.
Abstract/Resumen: La Educación del Campo está enraizada a los procesos de luchas trabados por la clase obrera que es analizada por educadores que presentan la concepción de educación del campo. Molina (2012) dice que la misma nace y se desarrolla en el embaulamiento del movimiento con sus experiencias de lucha y de superación al capitalismo. Es una educación que tiene como foco el desarrollo humano que busca la autonomía de los campesinos a través del movimiento. Esta investigación conoció la práctica de la huerta escolar, en la Escuela Estadual Dom Pedro I, de Coronel Teixeira, Marcelino Ramos, Rio Grande Sul, partiendo del supuesto que la misma no llevaba a los estudiantes a entender su condición de sujetos del campo haciendo con que tal La actividad se justificara en la práctica por la práctica. Así, con el objetivo de analizar ese proceso pedagógico, esta disertación hace una presentación de la comunidad y de la Escuela Estatal de Enseñanza Fundamental Don Pedro I, Coronel Teixeira, Marcelino Ramos, así como el objeto de investigación la huerta escolar. También presenta el análisis de los instrumentos utilizados en la elaboración del diagnóstico, (para ello se utilizó de diversos mecanismos de análisis, como los diarios de clase de los alumnos del octavo año a fin de verificar la comprensión epistemológica presente en la práctica pedagógica, el proyecto político pedagógico para Como se consolidaban los objetivos, principios, metodologías de la educación, de esta escuela, la rueda de conversación, los profesores respondieron el cuestionario semiestructurado para consolidar el diagnóstico de cómo se efectúa la práctica). De esta forma, se optó por la investigación-acción para mejor diagnosticar la práctica y comprender las cuestiones dirigidas al campo. De acuerdo con Thiollent (1947 p.19), "por la investigación-acción es posible estudiar dinámicamente los problemas, decisiones, acciones, negociaciones, conflictos y tomas de conciencia que ocurren entre los agentes durante el proceso de transformación de la situación". Esta metodología proporcionó el análisis del diagnóstico de esta disertación que, en consecuencia, sirvió de instrumento para elaborar la propuesta pedagógica para ser aplicada en la escuela del campo. La propuesta pedagógica tiene como finalidad generar autonomía, emancipación, y está orientada a los intereses de los campesinos en presentar a la autoorganización de los estudiantes en la organización de la huerta. Con ello, la huerta escolar puede convertirse en un laboratorio de aprendizajes, cuando interconectar los contenidos científicos con la práctica de forma interdisciplinaria en la Escuela del Campo.
Palavras-chave: Educação do campo
Horta escolar
Proposta pedagógica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1818
Data do documento: Out-2017
Nível: Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAGA.pdf1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.