Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1820
Type: | Dissertação |
Title: | Democracia x meritocracia: influências e impactos no conhecimento escolar |
Author: | Pereira, Anna Luiza Verdi |
First advisor: | Valério, Mairon Escorsi |
metadata.dc.contributor.referee1: | Valério, Mairon Escorsi |
metadata.dc.contributor.referee2: | Gritti, Isabel Rosa |
metadata.dc.contributor.referee3: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Resume: | A presente Dissertação tem como tema central a análise do conhecimento escolar e sua relevância como um possível facilitador do caráter democratizador da educação. Além de analisar o conhecimento escolar, como central no currículo, objetivou-se problematizar uma perspectiva democratizadora do mesmo. Portanto, utilizam-se importantes autores do campo dos Estudos Curriculares (SILVA, 2007; MOREIRA, CANDAU, 2008; PACHECO, 2013) para sustentar a análise. Primeiramente o estudo se desenvolveu a partir da pesquisa bibliográfica, para posteriormente, deter-se na opinião de vinte professores atuantes no Ensino Fundamental de instituições escolares públicas da cidade de Erechim – Rio Grande do Sul. O questionário, anônimo, baseou-se nas hipóteses da pesquisa, buscando contrastar o conhecimento dos professores com o referencial bibliográfico pesquisado. Diante da arguição das escritas docentes, pode-se perceber que estes profissionais também defendem a importância do conhecimento escolar ser central nos currículos. Não obstante, compreendem a necessidade de se considerar os contextos e culturas, porém não reduzindo sua prática a apenas aquilo que já é do conhecimento do alunado. Para finalizar o estudo, diante da exigência do Mestrado Profissional em Educação da composição de um produto, apresentamse questionamentos, argumentos e possibilidades para suscitar uma formação continuada de professores. |
Abstract: | This dissertation has as central theme the school knowledge analysis and its relevance as a possible enabler of the democratic nature of the education. Besides of analyze the school knowledge, as central in the curriculum, it aimed to discuss its democratic perspective. So, this work uses important authors of the field of the curriculum studies (SILVA, 2007; MOREIRA, CANDAU, 2008; PACHECO, 2013) to support the analysis. First of all, this study was developed through a bibliographic research, to then, dwell on the opinions of twenty working teachers in the Elementary School of the public schools in the city of Erechim – Rio Grande do Sul. The survey, anonymous, was based on the research hypothesis and tried to contrast the teachers’ knowledge with the bibliographic referential searched. In the face of the discussant of the teachers’ writing, it was possible to realize that these professionals also defend the importance of the school knowledge being the central in the curriculum. Nonetheless, they comprehend the need of considerate the contexts and the cultures, however not reducing their practice to what is already the student knowledge. To finish the study, in the face of the demands of the Professional Master in Education of the composition of a product, it is presented questioning, arguments and possibilities to raise a continuing education of the teachers. |
Keywords: | Conhecimento escolar Democratização do conhecimento Currículo |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Erechim |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1820 |
Issue Date: | 22-Dec-2017 |
metadata.dc.level: | Mestrado Profissional |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PEREIRA.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.