Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1821
Tipo: Dissertação
Título: Gestão da Educação Infantil e a coordenação pedagógica: diretrizes para a formação continuada do coordenador pedagógico
Autor(es): Schiessl, Marlina Oliveira
Primeiro Orientador: Cristofoli, Maria Silvia
Primeiro membro da banca: Placco, Vera Maria Nigro da Silva
Segundo membro da banca: Sartori, Jerônimo
Terceiro membro da banca: Silva, Ivone Maria da
Resumo: A temática central deste estudo é a formação continuada do coordenador pedagógico. Esta pesquisa ocorreu no município de Brusque/SC. A problematização é suscitada a partir de meus anseios (autora), sete anos coordenadora pedagógica no segmento da Educação Infantil, desta Rede Municipal. A gestão pedagógica dos Centros de Educação Infantil configura-se papel e responsabilidade do coordenador pedagógico, profissional que, juntamente com o diretor escolar, compõe a equipe gestora. Diversos são os estudos que apontam para os limites e desafios enfrentados pelo coordenador pedagógico no exercício da sua função. A inexistência de uma política de formação continuada para o desenvolvimento profissional dos coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Brusque foi a causa propulsora deste estudo. Nesse sentido, a indagação que me move é: A partir da atuação dos coordenadores pedagógicos da Educação Infantil da Rede Municipal de Brusque, o que se apresenta enquanto demandas formativas para a sua formação continuada? O objetivo geral que norteia esta pesquisa é compreender o papel da formação continuada para desenvolvimento profissional do coordenador pedagógico inserido na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos sujeitos, coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, por meio da técnica de grupo focal, revelaram os dados empíricos da pesquisa. Diante dos dados coletados apresenta-se enquanto resultado que as necessidades formativas dos coordenadores pedagógicos estão intimamente ligadas à falta de clareza da função. Tal fato implica uma atuação intuitiva e dificuldades para gerir os processos pedagógicos nos Centros de Educação Infantil. Apresenta-se também a urgente necessidade de uma política de formação continuada que possibilite ao coordenador pedagógico a constante ressignificação de seus saberes profissionais. Neste sentido, a partir dos resultados, apresento enquanto produto da pesquisa diretrizes para a formação continuada de coordenadores pedagógicos.
Abstract/Resumen: La temática central de este estudio es la formación continua del coordinador pedagógico. Esta investigación se llevó acabo en el municipio de Brusque/SC. La problemática surge a partir de mis anhelos(autora), siete años cumpliendo el rol de coordinadora en él área de la educación infantil, de la red municipal. La gestión pedagógica de los centros de educación infantil, el rol y la responsabilidad del coordinador pedagógico, profesional que conjuntamente con el director escolar, componen el equipo de acción. Diversos son los estudios que apuntan a límites y desafíos a cargo del coordinador pedagógico en el ejercicio de su función. La inexistencia de una política de formación continuada para el desenvolvimiento profesional de los coordinadores pedagógicos de la red municipal de Brusque, fue la causa que impulsó este estudio. En este sentido, la indagación que me mueve es: a partir de la actuación de los coordinadores pedagógicos de la Educación Infantil de la Red Municipal de Brusque, ¿qué se presenta como demandas formativas para su formación continuada? El objetivo general de esta investigación es comprender las necesidades formativas de los Coordinadores Pedagógicos y el papel de la formación continuada para el desarrollo de estos profesionales. Se trata de una investigación con un abordaje cualitativo, cuyos coordinadores pedagógicos de la educación infantil por medio de técnicas de grupos revelan los datos empíricos de la investigación. Frente a estos datos recolectados se presentan resultados donde la necesidad formativa de los coordinadores pedagógicos se ven afectados por la falta de información y especificación de sus funciones en el puesto de trabajo. La pesquisa presenta también que urge la necesidad de una política de formación continuada que posibilite al coordinador pedagógico la constante re-significación de sus saberes profesionales. En este sentido, a partir de los resultados, presento como producto de la investigación directrices para la formación continuada de coordinadores pedagógicos.
Palavras-chave: Formação continuada
Coordenador pedagógico
Gestão escolar
Educação Infantil
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1821
Data do documento: 23-Nov-2017
Nível: Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SCHIESSL.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.