Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1823
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee1Paim, Marilane Maria Wolff-
dc.contributor.referee2Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.contributor.referee3Sartori, Jerônimo-
dc.creatorGuisso, Tainam Gabriele Pereira-
dc.date2017-10-
dc.date.accessioned2018-03-21T13:07:26Z-
dc.date.available2018-03-21T13:07:26Z-
dc.date.issued2017-10-31-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1823-
dc.description.abstractThis present work has the objective to investigate the introduction/application about Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, in educational context in Floriano Peixoto county. In this way, it is necessary to understand the influence about PNAIC pedagogical practice literacy teachers Municipal Education System, as the teachers of the municipality conceived this training policy, if it was possible to observe some effective results in the classroom and if any learning situation proposed by the program was significant in the pedagogical practice. It is about qualitative character study, encompassing the official documents analysis and deepening bibliographic, by books, articles, periodic, and websites. To theoretical referential, we used concepts like: Freire (1983), (1991), (1996), (1997), (1998), (2003) e (2005); Gadotti (1994), (2003), (2008) e (2009), Libâneo (2002), (2003), (2008) e (2011); Nóvoa (1991), (1992), (1995) e (2008), and others. A field research was also carried out, with interviews and talk wheels made with four teachers, and the empirical material was examined through content analysis, resulting in four broad categories. Thus, the study made it possible to understand that the implementation of the program was of great value and benefit for the pedagogical performance of the literacy teachers. In this sense, six principles have been defined that should be considered when thinking about meaningful continuing education and that will be presented to the research subjects and other people of the Florian school community.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo investigar a introdução/aplicação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, no contexto educativo do município de Floriano Peixoto. Dessa maneira, faz-se necessário compreender qual a influência do PNAIC na prática pedagógica dos professores alfabetizadores do Sistema Municipal de Ensino, como os docentes do município conceberam essa política de formação, se foi possível observar algum resultado efetivo na atuação em sala de aula e se alguma situação de aprendizagem proposta pelo programa foi significativa na prática pedagógica. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, abrangendo a análise de documentos oficiais e também aprofundamento bibliográfico por meio de livros, artigos, periódicos e sites da internet. Para a construção do referencial teórico, utilizaram-se conceitos de: Freire (1983, 1991, 1996, 1997, 1998, 2003 e 2005); Gadotti (1994, 2003, 2008 e 2009), Libâneo (2002, 2003, 2008 e 2011); Nóvoa (1991, 1992, 1995 e 2008), entre outros. Também foi realizada uma pesquisa de campo, com entrevistas e rodas de conversa feitas com quatro professores, sendo que o material empírico foi examinado através da análise de conteúdo, resultando em quatro grandes categorias. Dessa forma, o estudo realizado possibilitou compreender que a implantação do programa foi de grande valia e proveito para a atuação pedagógica dos professores alfabetizadores. Nesse sentido, foram definidos seis princípios que devem ser considerados ao se pensar numa formação continuada significativa e que serão apresentados aos sujeitos da pesquisa e demais pessoas da comunidade escolar florianense.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-15T12:20:40Z No. of bitstreams: 1 GUISSO.pdf: 1709504 bytes, checksum: 44906f700fdbaaf89a1f3acb34b92e52 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-21T13:07:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GUISSO.pdf: 1709504 bytes, checksum: 44906f700fdbaaf89a1f3acb34b92e52 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-21T13:07:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GUISSO.pdf: 1709504 bytes, checksum: 44906f700fdbaaf89a1f3acb34b92e52 (MD5) Previous issue date: 2017-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleO Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as suas implicações na prática pedagógica dos professores alfabetizadorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUISSO.pdf1,67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.