Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1825
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Gritti, Isabel Rosa | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Ody, Leandro Carlos | - |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Thiago Ingrassia | - |
dc.contributor.referee2 | Lousada, Vinícius Lima | - |
dc.creator | Vasconcelos, Tacila Nascimento | - |
dc.date | 2017-08-16 | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-21T13:08:33Z | - |
dc.date.available | 2018-03-21T13:08:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-29 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1825 | - |
dc.description.abstract | Questa tesi di Master presenta una ricerca tenutassi nel Programma professionale dopo laurea in Educazione nell´universitá Federale Fronteira Sul- Campus Erechim dove ha cercato di comprendere i punti di vista dell`Educazione Ambientale presente negli argomenti dei professori e tutori del corso tecnico in agricoltura della scuola statale localizzata nella cittá di Viadutos nel nord di Rio Grande del Sud. Aveva come obiettivo generale l´analisi di possibili punti di vista dell´Educazione Ambientale presente nei suoi argomenti e come obiettivo specifico: a) analizzare i documenti ufficiali ( Piano del corso e Regolamento dela scuola, documenti ceduti dalla scuola) della scuola cercando la possibile esistenza di una carenza di azioni e comprendere le ipotesi teoriche e metodologiche dell´EA; b) identificare se i contenuti trasversali proposti ( ambiente ) sono stati utilizzati in tutte le discipline per la formazione degli studenti; c) analizzare i piani di studio, il regolamento scolastico e il piano del corso di formazione tecnica in agricoltura per identificare se gli sviluppi dei contenuti sull`Educazione Ambientale rispettano le aspettative richieste. Mostrare i risultati dei lavori ai professori e gestori della scuola, proponendo un dibattito sulla presenza o inserimento dell´educazione ambientale nel corso di formazione, oltre che proporre un´intervento per migliorare l´istruzione dell´educazione ambientale.La ricerca qualitativa che costituisce uma ricerca-azione. La raccolta dei dati é stata data analizzando i documenti ufficiali della scuola come Piano di Corso e Diario scolastico dell´anno 2015 e gli interventi realizzati. La ricerca consente di fare una riflessione sulla situazione attuale in educazione ambientale nel corso tecnico in agricoltura e evindenza quello che i professori pensano e trasmettono di qualche forma agli alunni. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo buscou compreender as concepções de Educação Ambiental (EA) presentes nos argumentos dos professores e monitores do curso técnico em agricultura de uma escola estadual localizada na cidade de Viadutos no norte do Rio Grande do Sul. Teve como objetivo geral a análise das CONCEPÇÕES de Educação Ambiental presentes nas disciplinas e como objetivos específicos: a) analisar os documentos oficiais(Plano de Curso e Regimento Escolar, bem como documentos cedidos pela Escola) da escola procurando a existência de ações e compreender quais os pressupostos teóricos e metodológicos da EA, b) diagnosticar se a proposta de conteúdo transversal (Meio Ambiente) está sendo contemplada em todas as disciplinas para a formação dos educandos, c) analisar os planos de ensino, Regimento Escolar e o Plano de Curso do ensino técnico em agricultura para buscar em qual perspectiva estão sendo desenvolvido os conteúdos de Educação Ambiental; d) apresentar os resultados do trabalho aos professores e gestores da escola, sugerindo uma discussão acerca da presença/inserção da educação ambiental no curso de formação, bem como realizar uma intervenção a partir das discussões e reflexões feitas fundamentadas na pesquisa documental e encontro com professores e monitores. A pesquisa é de cunho qualitativo onde se constitui em uma pesquisa-ação. A coleta de dados foi feita através da análise dos documentos oficiais da escola como Plano de Curso e Diários Escolares do ano de 2015 e as intervenções realizadas. A pesquisa permite fazer uma reflexão sobre o atual cenário da educação ambiental no curso técnico em agricultura e a concepção de Educação Ambiental defendida pelos professores e monitores. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-19T11:51:52Z No. of bitstreams: 1 VASCONCELOS.pdf: 1191616 bytes, checksum: 1cf57e93eab94557ff03084311f00412 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-21T13:08:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 VASCONCELOS.pdf: 1191616 bytes, checksum: 1cf57e93eab94557ff03084311f00412 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-21T13:08:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VASCONCELOS.pdf: 1191616 bytes, checksum: 1cf57e93eab94557ff03084311f00412 (MD5) Previous issue date: 2017-12-29 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Técnico em agricultura | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Conscientização ambiental | pt_BR |
dc.subject | Tema transversal. | pt_BR |
dc.title | A Educação Ambiental (EA) no curso técnico em agricultura na escola estadual localizada no município de Viadutos – RS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.level | Mestrado Profissional | pt_BR |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VASCONCELOS.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.