Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1825
Tipo: | Dissertação |
Título: | A Educação Ambiental (EA) no curso técnico em agricultura na escola estadual localizada no município de Viadutos – RS |
Autor(es): | Vasconcelos, Tacila Nascimento |
Primeiro Orientador: | Gritti, Isabel Rosa |
Primeiro coorientador: | Ody, Leandro Carlos |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Thiago Ingrassia |
Segundo membro da banca: | Lousada, Vinícius Lima |
Resumo: | Este estudo buscou compreender as concepções de Educação Ambiental (EA) presentes nos argumentos dos professores e monitores do curso técnico em agricultura de uma escola estadual localizada na cidade de Viadutos no norte do Rio Grande do Sul. Teve como objetivo geral a análise das CONCEPÇÕES de Educação Ambiental presentes nas disciplinas e como objetivos específicos: a) analisar os documentos oficiais(Plano de Curso e Regimento Escolar, bem como documentos cedidos pela Escola) da escola procurando a existência de ações e compreender quais os pressupostos teóricos e metodológicos da EA, b) diagnosticar se a proposta de conteúdo transversal (Meio Ambiente) está sendo contemplada em todas as disciplinas para a formação dos educandos, c) analisar os planos de ensino, Regimento Escolar e o Plano de Curso do ensino técnico em agricultura para buscar em qual perspectiva estão sendo desenvolvido os conteúdos de Educação Ambiental; d) apresentar os resultados do trabalho aos professores e gestores da escola, sugerindo uma discussão acerca da presença/inserção da educação ambiental no curso de formação, bem como realizar uma intervenção a partir das discussões e reflexões feitas fundamentadas na pesquisa documental e encontro com professores e monitores. A pesquisa é de cunho qualitativo onde se constitui em uma pesquisa-ação. A coleta de dados foi feita através da análise dos documentos oficiais da escola como Plano de Curso e Diários Escolares do ano de 2015 e as intervenções realizadas. A pesquisa permite fazer uma reflexão sobre o atual cenário da educação ambiental no curso técnico em agricultura e a concepção de Educação Ambiental defendida pelos professores e monitores. |
Abstract/Resumen: | Questa tesi di Master presenta una ricerca tenutassi nel Programma professionale dopo laurea in Educazione nell´universitá Federale Fronteira Sul- Campus Erechim dove ha cercato di comprendere i punti di vista dell`Educazione Ambientale presente negli argomenti dei professori e tutori del corso tecnico in agricoltura della scuola statale localizzata nella cittá di Viadutos nel nord di Rio Grande del Sud. Aveva come obiettivo generale l´analisi di possibili punti di vista dell´Educazione Ambientale presente nei suoi argomenti e come obiettivo specifico: a) analizzare i documenti ufficiali ( Piano del corso e Regolamento dela scuola, documenti ceduti dalla scuola) della scuola cercando la possibile esistenza di una carenza di azioni e comprendere le ipotesi teoriche e metodologiche dell´EA; b) identificare se i contenuti trasversali proposti ( ambiente ) sono stati utilizzati in tutte le discipline per la formazione degli studenti; c) analizzare i piani di studio, il regolamento scolastico e il piano del corso di formazione tecnica in agricoltura per identificare se gli sviluppi dei contenuti sull`Educazione Ambientale rispettano le aspettative richieste. Mostrare i risultati dei lavori ai professori e gestori della scuola, proponendo un dibattito sulla presenza o inserimento dell´educazione ambientale nel corso di formazione, oltre che proporre un´intervento per migliorare l´istruzione dell´educazione ambientale.La ricerca qualitativa che costituisce uma ricerca-azione. La raccolta dei dati é stata data analizzando i documenti ufficiali della scuola come Piano di Corso e Diario scolastico dell´anno 2015 e gli interventi realizzati. La ricerca consente di fare una riflessione sulla situazione attuale in educazione ambientale nel corso tecnico in agricoltura e evindenza quello che i professori pensano e trasmettono di qualche forma agli alunni. |
Palavras-chave: | Educação Ambiental Técnico em agricultura Meio ambiente Conscientização ambiental Tema transversal. |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Erechim |
Nome do Programa de Pós Graduação : | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1825 |
Data do documento: | 29-Dez-2017 |
Nível: | Mestrado Profissional |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VASCONCELOS.pdf | 1.16 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.