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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Clovis Schmitt-
dc.contributor.referee1Souza, Clovis Schmitt-
dc.contributor.referee2Rebello, Maurício Michel-
dc.contributor.referee3Caprara, Bernardo Mattes-
dc.creatorGonçalves, Claudia Zenaide Ribeiro-
dc.date2017-12-
dc.date.accessioned2018-03-23T19:49:15Z-
dc.date.available2018-03-23T19:49:15Z-
dc.date.issued2018-02-22-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1843-
dc.description.resumoO trabalho pretende compreender como são desenvolvidas as metodologias de ensino dos professores que lecionam a disciplina de sociologia nas escolas da 15ª CRE/RS, com o interesse de identificar suas problemáticas. Os objetivos do trabalho foram compreender como os professores que ministram a disciplina de sociologia desenvolvem suas práticas de ensino no contexto da 15ª CRE/RS e verificar quais são os recursos utilizados pelos professores de sociologia em suas práticas de ensino. A metodologia da pesquisa foi do tipo qualitativa com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores que lecionam a disciplina de Sociologia nas escolas da 15ª CRE/RS no ano de 2017. A ausência de professores formados em Ciências Sociais atuando nas escolas entrevistadas indicam uma tendência à reprodução de suas práticas didáticas e o uso livro didático como principal instrumento de trabalho do professor. Além disso, os professores informam que não têm contato com o conteúdo descrito nos documentos como os Parâmetros Curriculares nacionais para o ensino de sociologia indicando a fragilidade do desenvolvimento da disciplina de sociologia nas escolas de ensino médio na rede pública, pois não há professores formados em licenciatura em ciências sociais que atuam nas escolas. Com este trabalho pretendemos fazer levantamento de como os professores da região atuam diante das problemáticas enfrentadas desde sua implementação no ensino médio indicando a importância de profissionais habilitados na área para uma condução didática que utilize as ferramentas de ensino adequadas para um bom desempenho do aluno diante dos objetivos da disciplina.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-03-23T17:27:02Z No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 876701 bytes, checksum: 0254bfebbd750e29b86eeff79cb8f6d1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-03-23T19:49:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 876701 bytes, checksum: 0254bfebbd750e29b86eeff79cb8f6d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-23T19:49:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GONÇALVES.pdf: 876701 bytes, checksum: 0254bfebbd750e29b86eeff79cb8f6d1 (MD5) Previous issue date: 2018-02-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectProblemáticaspt_BR
dc.subjectPráticas didáticaspt_BR
dc.titleO ensino de Sociologia e suas problemáticas: o desenvolvimento da disciplina no contexto das escolas da 15° Coordenadoria Regional de Educaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
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