Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1843
Type: Monografia
Título : O ensino de Sociologia e suas problemáticas: o desenvolvimento da disciplina no contexto das escolas da 15° Coordenadoria Regional de Educação
Author: Gonçalves, Claudia Zenaide Ribeiro
First advisor: Souza, Clovis Schmitt
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Clovis Schmitt
metadata.dc.contributor.referee2: Rebello, Maurício Michel
metadata.dc.contributor.referee3: Caprara, Bernardo Mattes
Resume: O trabalho pretende compreender como são desenvolvidas as metodologias de ensino dos professores que lecionam a disciplina de sociologia nas escolas da 15ª CRE/RS, com o interesse de identificar suas problemáticas. Os objetivos do trabalho foram compreender como os professores que ministram a disciplina de sociologia desenvolvem suas práticas de ensino no contexto da 15ª CRE/RS e verificar quais são os recursos utilizados pelos professores de sociologia em suas práticas de ensino. A metodologia da pesquisa foi do tipo qualitativa com a realização de entrevistas semiestruturadas com professores que lecionam a disciplina de Sociologia nas escolas da 15ª CRE/RS no ano de 2017. A ausência de professores formados em Ciências Sociais atuando nas escolas entrevistadas indicam uma tendência à reprodução de suas práticas didáticas e o uso livro didático como principal instrumento de trabalho do professor. Além disso, os professores informam que não têm contato com o conteúdo descrito nos documentos como os Parâmetros Curriculares nacionais para o ensino de sociologia indicando a fragilidade do desenvolvimento da disciplina de sociologia nas escolas de ensino médio na rede pública, pois não há professores formados em licenciatura em ciências sociais que atuam nas escolas. Com este trabalho pretendemos fazer levantamento de como os professores da região atuam diante das problemáticas enfrentadas desde sua implementação no ensino médio indicando a importância de profissionais habilitados na área para uma condução didática que utilize as ferramentas de ensino adequadas para um bom desempenho do aluno diante dos objetivos da disciplina.
Palabras clave : Ensino de Sociologia
Professores
Problemáticas
Práticas didáticas
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1843
Fecha de publicación : 22-feb-2018
Aparece en las colecciones: Ciências Sociais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GONÇALVES.pdf856,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.