Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1844
Type: Monografia
Title: Formação continuada em serviço: a percepção dos docentes em uma escola estadual de Erechim (RS)
Author: Tyburski, Gisele
First advisor: Caprara, Bernardo Mattes
metadata.dc.contributor.referee1: Caprara, Bernardo Mattes
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luís Fernando Santos Corrêa da
metadata.dc.contributor.referee3: Pagliarin, Lidiane Limana Puiati
Resume: Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar a percepção dos docentes de uma escola estadual no município de Erechim (RS) sobre os programas de formação continuada de professores. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro professoras, versando de maneira mais específica a respeito da última formação realizada por elas, mas buscando pensamentos mais gerais sobre a formação continuada. Termo complexo, a formação continuada é a área com o papel de estudar e intervir nas formas pelas quais os docentes aprendem e desenvolvem a sua prática educativa, promovendo a reflexão da prática e da ação; é mais do que um momento para obter métodos de ensino, mas sim de refletir sobre a prática, sobre a ação e sobre a própria reflexão previamente realizada. As entrevistas realizadas com as docentes revelaram o papel da formação continuada para a mudança da ação educativa, mas também sinalizaram para o caráter personalista de vários cursos de formação, tornando-o mais um momento de diálogo e conversa do que de reflexão e crítica. Mesmo assim, a formação analisada conseguiu provocar mudanças na ação docente das entrevistas, trazendo mais significado a sua prática, pelo menos relacionando o curso com a reflexão, ainda que de forma muito breve. As conversas com as docentes também revelaram, todavia, a necessidade de mais investimentos na educação de forma geral e especificamente nos cursos e programas de formação continuada ofertados aos professores, melhorando a qualidade desses programas segundo as indicações encontradas na literatura especializada.
Abstract: This research has as main objective to analyze the perception of the teachers of a state school in the city of Erechim (RS) on programs of continued education for teachers. Semi-structured interviews were conducted with four teachers, dealing more specifically about the last formation attended by them, but also seeking more general thoughts about continuing education. A complex term, continuing education is the area with the role of studying and intervening in the ways in which teachers learn and develop their educational practice, promoting the reflection of their own practices and actions; more than a moment to obtain teaching methods, but to reflect on the practice, on the action and on the previous reflection itself. The interviews with the teachers revealed the role of continued education for the change of educational action, but also signaled to the personal character of several training courses, making it a moment of dialogue and conversation rather than reflection and criticism. Even so, the interviewees formation managed to provoke changes in the teaching action of the interviews, bringing more meaning to their practice, at least relating the course with reflection, albeit very briefly. Conversations with teachers also revealed, however, the need for more investment in education in general and specifically in the courses and continuing education programs offered to teachers, improving the quality of these programs according to the indications found in the specialized literature.
Keywords: Formação continuada
Ensino reflexivo
Docência
Formação de professores
Language: por
Country: Brasil
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1844
Issue Date: 21-Dec-2017
Appears in Collections:TCC Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TYBURSKI.pdf1,34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.