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Type: Monografia
Title: Plano de negócio para abertura de uma distribuidora de componentes e perfis para esquadrias na cidade de Chapecó - SC
Author: Paulek, Emanuele Casagrande
First advisor: Tosta, Humberto Tonani
Resume: O plano de negócio é uma importante ferramenta utilizado para restringir possíveis erros ainda na fase de planejamento, e também para verificar se o negócio é viável. O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o planejamento para a implantação de uma distribuidora de componentes e perfis para esquadrias de alumínio, visando o mercado do município de Chapecó – SC. Durante o desenvolvimento do estudo foi utilizado o método de pesquisa descritiva com uma abordagem e qualitativa, além de pesquisa documental e pesquisa de mercado para levantamento de dados e informações econômico-financeiras e mercadológicas. A pesquisa de mercado objetivou identificar possíveis concorrentes, consumidores e descobrir quais os fornecedores do mercado mais ativos na região. Projeções financeiras foram elaboradas, para identificar se o empreendimento é viável, desenvolvendo para tanto demonstrações financeiras para três anos de funcionamento, além de análise de indicadores pertinentes que possibilitem visualizar a futura e possível situação da empresa. Conclui-se que o presente estudo atingiu todos os objetivos esperados e a abertura da distribuidora de componentes e perfis para esquadrias de alumínio no município de Chapecó – SC mostra-se viável e rentável e a empreendedora obterá o retorno do investimento num período de 26 meses.
Abstract: The business plan is an important tool used to restrict possible errors in the planning phase still, also to verify if the business is viable. The study has the objective to present a planning for the implantation of a distributor of components and profiles for aluminum frames, aiming the market of the city of Chapecó - SC. During the development of the study, it was used a descriptive research method with a qualitative approach, as well a documentary and market research to obtain data collection, and economic-financial and market information. The market research aimed to identify possible competitors, consumers, and find out which market vendors are most active in the region. Financial projections were prepared to identify whether the enterprise project is viable, developing financial demonstrations for three years of operation, besides analyzing pertinent indicators in order to make possible to visualize the future situation of the company. The present study concluded that the business plan reached all the expected objectives, and the opening of the distributor of components and profiles for aluminum frames in the city of Chapecó - SC shows to be viable and profitable and the entrepreneur will obtain the return of the investment in a period of 26 months.
Keywords: Mercado interno
Pesquisa de consumidor
Pesquisa de mercado
Empreendedorismo
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1845
Issue Date: 2017
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