Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1849
Tipo: Monografia
Título: A gestão do conhecimento nos processos educacionais e administrativos da faculdade SENAC Chapecó
Autor(es): Silva, Tatiane da
Primeiro Orientador: Tosta, Humberto Tonani
Resumo: As organizações são compostas por pessoas, tecnologias, dados e informações. Nas organizações costumam circular um grande número de dados e informações de grande relevância para a organização, no entanto, de forma isolada eles não costumam trazer grandes perspectivas para as organizações, mas quando eles adquirem significado para o indivíduo e são gerenciados de forma integrada eles contribuem para a sua transformação em conhecimento, agregando valor ao capital humano e a organização. Nesse aspecto, a gestão do conhecimento busca contribuir nas organizações através do gerenciamento de pessoas, processos, tecnologia e informações. Nas instituições de ensino onde o conhecimento é o resultado final de sua atividade, é necessário ter conhecimento e clareza dos processos de ensinoaprendizagem para assim atingir as finalidades da instituição com melhores resultados. Desta forma, a gestão do conhecimento pode ser considerada uma ferramenta que vem contribuir na organização e gestão das instituições de ensino. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo geral analisar como se apresenta a gestão do conhecimento nos processos educacionais e administrativos da Faculdade Senac Chapecó. O estudo classifica-se como uma pesquisa qualitativa, de natureza descritiva e quanto aos meios foi bibliográfica e de campo. A coleta de dados foi por meio de entrevistas, questionário e observação. A análise dos dados foi realizada através da análise de conteúdo e distribuição de frequência. Os resultados obtidos mostram que a instituição não pratica a gestão do conhecimento, o que existe é a utilização parcial de elementos relacionados a gestão do conhecimento através do uso dos conhecimentos individuais; do compartilhamento e do armazenamento dos conhecimentos sobre processos educacionais e administrativos. Nota-se também que a utilização dos elementos da gestão do conhecimento é algo recente na instituição e faz parte do processo de mudanças que a instituição vem passando e que os colaboradores não têm clareza sobre o que é a gestão do conhecimento e como ela está sendo utilizada. Nesse aspecto, é necessário que a instituição busque aprimorar o gerenciamento de seus conhecimentos, para que eles possam contribuir de forma efetiva nos processos educacionais e administrativos.
Abstract/Resumen: Organizations are composed of people, technologies, data and information. In organizations tend to circulate a large number of data and information of relevance to the Organization, However, in isolation they don't usually get great prospects for organizations, but when they acquire meaning for the individual and are managed in an integrated manner they contribute to your knowledge processing, adding value to human capital and the organization. In this respect, the knowledge management search contributes in organizations through the management of people, processes, and information technology. In the educational institutions where knowledge is the end result of your activity, you must have knowledge and clarity of the teaching-learning processes in order to achieve the purposes of the institution with better results. In this way, knowledge management can be considered a tool that contribute in the organization and management of educational institutions. In this context, the present study had as general objective to analyze how the knowledge management in educational and administrative processes of the Faculdade Senac Chapecó. The study classified as a qualitative research, descriptive in nature and how the media was bibliographical and field. Data was collected through interviews, questionnaire and observation. Data analysis was carried out through the analysis of content and frequency distribution. The results obtained show that the institution does not practice knowledge management, what is the partial use of elements related to knowledge management through the use of individual skills; storage and sharing of knowledge on educational and administrative processes. Note also that the use of the elements of knowledge management is something recent in the institution and is part of the process of change that passed and that employees do not have clarity about what is knowledge management and how it is being used. In this respect, it is necessary that the institution seeks to improve the management of their knowledge, so they can contribute effectively in educational and administrative processes.
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Instituições de ensino
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1849
Data do documento: 2017
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf3,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.