Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1858
Tipo: Monografia
Título: Possíveis relações na área de ciências da natureza e suas tecnologias: um olhar para a significação conceitual
Autor(es): Radetzke, Franciele Siqueira
Primeiro Orientador: Leite, Fabiane de Andrade
Primeiro membro da banca: Wenzel, Judite Scherer
Segundo membro da banca: Güllich, Roque Ismael da Costa
Resumo: O texto aqui apresentado é o resultado de um processo de investigação realizado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Química - Licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Cerro Largo/RS. Apresento um estudo com foco nas compreensões acerca das relações conceituais na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT). Busco discutir as contribuições das relações conceituais para um aprendizado significativo e as possíveis relações interdisciplinares na área de CNT. Para tanto, realizei uma análise em Livros Didáticos (LDs) a fim de buscar os conceitos científicos presentes concomitantemente em livros de Biologia, Física e Química, utilizados em escolas públicas do município de Cerro Largo/RS. Por meio do presente estudo, observo o que o conceito energia perpassa os três componentes curriculares, o que direcionou a realização da pesquisa. Sob os princípios da análise de conteúdo, nos LDs emergiram três categorias de apresentação do conceito energia, sendo elas: Abordagem Processual, que ressalta a ideia de utilização de energia para entender processos, como um agente em movimento; Fontes de Energia, entendimento do conceito como um produto, gerado ou produzido a partir de uma interação e a Abordagem Quantitativa, que busca conceituar o tipo (nome) de energia do qual determinado contexto expressa. Para além do estudo nos LDs, realizeiuma análise em revistas qualificadas da área do ensino de Biologia, Física e Química com o intuito de identificar se e como pesquisadores da área investem estudos acerca do conceito energia e de possíveis relações na área de CNT. Nas revistas foram identificadas diferentes abordagens metodológicas tanto por meio de experimentos, pesquisas ou ações que visam às relações conceituais. O estudo aponta para a possibilidade de articulação entre os componentes curriculares da área de CNT, ao mesmo tempo em que salienta os desafios e inquietações que emergem do e para o processo de relações conceituais, com vistas à significação conceitual.
Abstract/Resumen: The text presented here is the result of a research process carried out as Completion Work (TCC) of the Chemistry - Licenciatura course of the Federal University of Southern Frontier (UFFS) Campus Cerro Largo / RS. A study focusing on the understanding of conceptual relations in the area of Natural Sciences and its Technologies (CNT) is presented. We sought to discuss the contributions of conceptual relationships for meaningful learning and the possible interdisciplinary relationships in the CNT area. For that, an analysis was made in Didactic Books (LDs) in order to search the scientific concepts present concurrently in books of Biology, Physics and Chemistry, used in public schools of the municipality of Cerro Largo / RS. Through the present study, it is pointed out that the concept of energy permeates all the curricular components, which directed the realization of the research. Under the principles of content analysis, the LDs have emerged three categories of presentation of the energy concept, being: Process Approach, which emphasizes the idea of using energy to understand processes, as a moving agent; Sources of Energy, understanding of the concept as a product, generated or produced from an interaction and the Quantitative Approach, which seeks to conceptualize the type (name) of energy in which a given context expresses. In addition to the study in LD, an analysis was conducted in qualified journals in the area of Biology, Physics and Chemistry teaching in order to identify if and as researchers of the area invest studies on the concept of energy and possible relations in the CNT area. In the journals different methodological approaches were identified through experiments, researches or actions that aim at conceptual relations. Finally, the study points to the possibility of articulation between the curricular components of the CNT area, while at the same time highlighting the challenges and concerns that emerge from and to the process of conceptual relations, with a view to conceptual signification.
Palavras-chave: Relações conceituais
Ensino de ciências
Material didático
Ciências da natureza e suas tecnologias
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1858
Data do documento: 28-Nov-2017
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RADETZKE.pdf868,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.