Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1860
Tipo: Monografia
Título: A prática da leitura e da escrita no ensino de química: uma análise de manuscritos
Autor(es): Kunst, Raquel
Primeiro Orientador: Wenzel, Judite Scherer
Primeiro membro da banca: Uhmann, Rosangela Inês Matos
Segundo membro da banca: Leite, Fabiane de Andrade
Resumo: O presente trabalho está direcionado para um olhar frente às contribuições e/ou limitações do uso da escrita e da leitura junto ao ensino de Química. Parte-se da importância do uso da linguagem química no processo de ensino e aprendizagem. O objetivo consistiu em olhar e compreender os modos de como a prática da leitura e da escrita vem sendo abordadas junto ao ensino de Química. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica junto aos periódicos da área do ensino de Ciências, no período de 2012 a julho de 2017. A seleção dos artigos se deu mediante a busca dos descritores: química e leitura e/ou química e escrita no título e/ou nas palavras chave. Após esse levantamento, procedeu-se à leitura dos artigos num processo analítico via Análise Textual Discursiva a fim de identificar os enfoques sobre o uso da escrita e da leitura. Elaborou-se tabelas, destacando-se excertos que consistiram na unitarização e, em seguida, fez-se a reorganização dos mesmos obtendo-se como resultados três categorias emergentes, quais sejam: estratégia, mediação e formação/reflexão, as quais reforçam a importância do uso da linguagem, em especial da escrita e da leitura, junto ao aprender química, aos processos de ensino e à constituição do professor.
Abstract/Resumen: The present work is directed to a look at the contributions and/or limitations of the use of writing and reading with the teaching of Chemistry. Part of the importance of the use of chemical language in the teaching and learning process. The objective was to look at and understand the ways in which the practice of reading and writing has been approached with the teaching of Chemistry. To do so, a bibliographical review was carried out with the periodicals of the area of Science teaching, from 2012 to July 2017. The selection of the articles was done through the search of the descriptors: chemistry and reading and / or chemistry and written in the title and/or in the keywords of the articles. After this survey, the articles were read in an analytical process via Discursive Textual Analysis in order to identify the focuses on the use of writing and reading. Tables were drawn up, highlighting excerpts that consisted of the unitarization and then the reorganization of the same ones were obtained obtaining like results three categories emergent, which are: strategy, mediation and formation / reflection, which reinforce the importance the use of language, especially writing and reading, along with chemical learning, teaching processes and the teacher's constitution.
Palavras-chave: Ensino de química
Ensino e aprendizagem
Linguagem química
Análise textual discursiva
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1860
Data do documento: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KUNST.pdf629,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.