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dc.contributor.advisor1Slongo, Iône Inês Pinsson-
dc.creatorRomano, Priscilla-
dc.date2017-12-13-
dc.date.accessioned2018-04-11T12:42:37Z-
dc.date.available2018-04-10-
dc.date.available2018-04-11T12:42:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1911-
dc.description.resumoEste estudo teve o objetivo de analisar a produção acadêmica, Teses e Dissertações, sobre Formação de Professores de Biologia, desenvolvida em programas de pós-graduação, no período de 2005 e 2015. Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, de abordagem qualitativa, do tipo estado do conhecimento (FERREIRA, 2002; ROMANOWSKI, ENS, 2006) que, através da análise de conteúdo (BARDIN, 2011) identificou e analisou dados de 74 estudos com base nas seguintes informações: autor, orientador, formação do orientador (graduação, mestrado e doutorado), ano de defesa, grau de titulação, região geográfica, instituição de ensino superior e programa de pós-graduação de origem do estudo, focos e subfocos de análise. Do conjunto de trabalhos analisados, 45 são dissertações de mestrados acadêmicos, 02 de mestrados profissionais e 27 são teses. Identificou-se que, quantitativamente, a produção no tema despontou com força em 2014. As Regiões Geográficas com maior destaque foram Sudeste e Sul, e as instituições mais produtivas UNESP, USP, UNICAMP e UEL. As áreas de avaliação Ensino e Educação foram as mais representativas, com produção relativamente equilibrada no período, a área de Ensino pareceu estar se desenvolvendo com maior ênfase, dado o menor número de programas existentes, no comparativo com a área de Educação. Quanto aos orientadores, 41% possuem graduação em Ciências Biológicas, 52% mestrado em Educação e 64% doutorado em Educação e, apenas 06 pesquisadores conduziram mais de um trabalho sobre o tema no período. Este dado evidencia que as pesquisas sobre Formação de Professores de Biologia mantêm forte interlocução com pesquisadores oriundos das diversas áreas, predominantemente licenciaturas (59%). Quanto aos aspectos da Formação de Professores priorizados, as 74 DTs foram pré-categorizadas em 5 Focos de análise: Formação Inicial (54%), Identidade e Profissionalização Docente (15%), Formação Continuada (11%), Trabalho Docente (11%) e Políticas e Propostas de formação de Professores (9%). Posteriormente, os trabalhos foram aglutinados em Subfocos, havendo o predomínio de estudos em Currículo, na formação Inicial, sobre os Saberes Docentes e Identidade, no Foco Identidade e Profissionalização Docente, sobre Práticas reflexivas no Foco Trabalho Docente, de Propostas de formação docente no Foco Formação Continuada e sobre Reformas curriculares no Foco Políticas e propostas de formação. A identificação dos Focos e Subfocos de análise revelou significativa dispersão temática. A continuidade dos estudos sobre esta produção acadêmica, notadamente de natureza epistemológica, poderá explicar novos elementos de análise, que possibilitem identificar uma comunidade nacional de investigadores sobre a Formação de Professores de Biologia, seu estágio de desenvolvimento, bem como, os impactos que a produção decorrente tem gerado na Formação dos Professores para a Educação Básica.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-04-10T19:21:50Z No. of bitstreams: 1 ROMANO.pdf: 1750596 bytes, checksum: 68f0078f079f0e4d3e7d92495401091d (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA formação de professores de biologia como objeto de estudo em teses e dissertações (2005-2015)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
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