Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1912
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cristofoli, Maria Silvia-
dc.creatorCamerini, Neila Carla-
dc.date2017-12-11-
dc.date.accessioned2018-04-11T12:43:08Z-
dc.date.available2018-04-10-
dc.date.available2018-04-11T12:43:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1912-
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyze municipal preschool and basic education teachers' continuous training when it comes to public policies field. Furthermore, it also studies the teachers' and the professionals' conceptions as they are responsible for elaborating the continuous training, comparing the study through some questionnaires and interviews applied in two municipalities of the Alto Uruguai region. The study temporal cut was based in the last two years. In the other hand, in order to know the continuous training history and its relevant productions of this decade, the theoretical research was based in the last 10 years. This paper also shows documents analysis about training projects found in both municipal offices. Therefore, this research works with some categories of analysis highlighting relevant aspects about the local training. This research aims to know the teachers' continuous training, identifying their needs. It is necessary to emphasize the importance of continuous training for preschool teachers to improve the quality in the educational context. Teachers from both municipalities showed their satisfaction due to the continuous training projects / programs proposed by the municipal power. Thus, it was possible to discover that continuous training conceptions presented by teachers are close to the reflective perspectives found on school practice. Especially, the interest in courses / lectures / workshops and congresses which are connected to the perspective of putting together theory and practice to have education quality.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação analisa, no campo das políticas públicas educacionais, a formação continuada de professores municipais dos anos iniciais do Ensino Fundamental, estuda as concepções dos docentes e dos profissionais que elaboram a formação continuada, cotejando o estudo por meio de questionários e entrevistas entre dois municípios da região do Alto Uruguai. O recorte temporal para aplicação do estudo deu-se nos últimos dois anos, porém a pesquisa teórica foi resgatada nos últimos 10 anos a fim de conhecer a história da formação continuada e das produções relevantes desta década. A pesquisa trata também de análise de documentos sobre os projetos de formação que foram encontrados nas duas secretarias municipais e trabalha-se com algumas categorias de análise destacando aspectos relevantes sobre a formação local. Visa conhecer a formação continuada de professores identificando as necessidades dos docentes. Destaca-se a importância da formação continuada para os docentes dos anos iniciais a fim de melhorar a qualidade no contexto educacional. Nos dois municípios, destaca-se que os professores salientam sua maior satisfação com os projetos/programas de formação continuada em serviço, pelo poder municipal. A pesquisa constatou que as concepções de formação continuada apresentada pelos docentes aproximam-se de perspectivas reflexivas sobre a própria prática escolar, percebe-se o interesse por cursos/palestras/oficinas/congressos e também surge a perspectiva de unir a teoria e a prática para a eficiência de um ensino de qualidade.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-04-10T19:26:40Z No. of bitstreams: 1 CAMERINI.pdf: 2760560 bytes, checksum: cd7875e439f9a80b0800bdbafbe125dc (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-04-11T12:43:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CAMERINI.pdf: 2760560 bytes, checksum: cd7875e439f9a80b0800bdbafbe125dc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-04-11T12:43:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAMERINI.pdf: 2760560 bytes, checksum: cd7875e439f9a80b0800bdbafbe125dc (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação continuada do professorpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectQualidade da educaçãopt_BR
dc.titleFormação continuada dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo em duas redes municipais do Alto Uruguaipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CAMERINI.pdf2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.