Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1914
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Chiarello, Ana Paula Rohrbek | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Melo, Marisol Vieira | - |
dc.creator | Marcante, Suzamara Aparecida | - |
dc.creator | Miotto, Vanessa Aparecida de Oliveira | - |
dc.date | 2017-12-14 | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-11T12:44:06Z | - |
dc.date.available | 2018-04-10 | - |
dc.date.available | 2018-04-11T12:44:06Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1914 | - |
dc.description.abstract | We can define fractions as a whole dividing in equal parts. Therefore, every fraction show a division of a rational numbers. The aim of this article is to verify in proposed activities to the early years at school if they instigate the students about the capacity of thinking critically about the learning of fractions. The qualitative research is characterized as a bibliographic research, developed in the critical perspective, analyzing some proposed daily activities at school aiming to provide from these activities different learning environments characterized by Research Scenarios. When we think in activities related of the learning of fractions, we propose ourselves to analyze some proposed activities to the early years at school, activities that are bringing in different spaces, no matter if they are in didactic books, articles, activities that are often playful or not, we will do anchored reflection en the research scenarios for the investigation proposed by Skovsmose (2008). We conclude this study bringing our reflection about how the learning of fractions has a big importance, as for the students in the early years of school, as for our day to day, we can realize even that all the activities can be proposed in a different way from the approach of the research scenarios, but for this we need that our teachers challenge themselves, understanding these possibilities of develop activities prioritizing the needs and interests of the students, searching new learnings, new methods and new dialogic perspectives. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo verificar se as atividades propostas aos alunos dos anos iniciais possibilitam a capacidade de pensar criticamente sobre o ensino de frações. A pesquisa, de cunho qualitativo, é caracterizada como uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida na perspectiva crítica, analisando algumas atividades propostas em diferentes materiais e que servem de referência ao dia a dia das escolas, visando proporcionar, a partir dessas atividades, diferentes ambientes de aprendizagem caracterizadas por Skovsmose (2008) como “Cenários para Investigação”. Ao pensarmos o ensino de frações, propomo-nos a analisar algumas atividades sugeridas em livros didáticos, artigos, muitas vezes lúdicas ou não. Faremos uma reflexão ancorada nos Cenários para Investigação propostos por Skovsmose (2008). Concluímos este estudo trazendo nossa reflexão de como o ensino de frações tem grande importância, tanto para os alunos dos anos iniciais, como para o nosso dia a dia. Percebemos, ainda, que todas as atividades podem ser propostas de uma forma diferenciada a partir da abordagem de Cenários para Investigação. Porém, para isso precisamos que os professores se desafiem, compreendendo essas possibilidades de desenvolver atividades priorizando as necessidades e interesse dos alunos, buscando por novas aprendizagens, novos métodos e novas perspectivas dialógicas. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-04-10T18:35:26Z No. of bitstreams: 1 MARCANTE e MIOTTO.pdf: 507137 bytes, checksum: bee5bd5c5614a9b79e74c3187a2ca71f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-04-11T12:44:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MARCANTE e MIOTTO.pdf: 507137 bytes, checksum: bee5bd5c5614a9b79e74c3187a2ca71f (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-04-11T12:44:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARCANTE e MIOTTO.pdf: 507137 bytes, checksum: bee5bd5c5614a9b79e74c3187a2ca71f (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Frações contínuas | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O ensino de frações nos anos iniciais: possíveis caminhos a partir de cenários para investigação | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCANTE e MIOTTO.pdf | 495,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.