Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1916
Tipo: Monografia
Título: Avaliação da germinação, vigor e pms de sementes de LOLIUM MULTIFLORUM LAM. sob diferentes dessecações em pré-colheita
Autor(es): Arenhardt, Matias
Primeiro Orientador: Mello, Anderson Machado de
Primeiro membro da banca: Dartora, Nessana
Segundo membro da banca: Ceolin, Márcia Suzana Stracke
Resumo: O experimento foi conduzido no laboratório de Fisiologia Vegetal da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) campus Cerro Largo-RS. O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade fisiológica das sementes de azevém (Lolium multiflorum Lam) manejadas sob diferentes tratamentos na dessecação de pré-colheita. A cultivar de azevém utilizada foi a BRS Ponteio. Para a dessecação foiram utilizados quatro diferentes ingredientes ativos, sendo eles: Glifosato, Clodinafope-Propargil, Paraquate e Glufosinato-sal de amônia. As sementes foram obtidas da safra de 2017, cultivadas no município de Cerro Largo-RS. Foram avaliados a germinação, o vigor por meio do teste de envelhecimento acelerado, e o peso de mil sementes (PMS) para cada um dos tratamentos. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com quatro repetições de 50 sementes para cada um dos quatro tratamentos, além da testemunha que foi obtida sem a aplicação de dessecante, totalizando 20 unidades experimentais. Os melhores resultados de germinação e PMS foram obtidos com Glufosinato- sal de amônia. A testemunha apresentou os melhores índices de vigor.
Palavras-chave: Azevém
Dessecação pré-colheita
Germinação de sementes
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Cerro Largo (RS)
Avaliação de germinação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Cerro Largo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1916
Data do documento: 1-Dez-2017
Aparece nas coleções:Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARENHARDT1.pdf684,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.