Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1923
Type: Dissertação
Título : Construção de inferências no livro didático: o que propostas de atividades nos contam
Author: Scheffer, Gabriel Augusto
First advisor: Finger-Kratochvil, Claudia
Resume: No Brasil, nesse momento no qual praticamente findamos a segunda década do século XXI, temos percebido que as discussões em torno da temática leitura, mais especificamente compreensão de textos, têm sido alvo de interesse de diferentes instâncias. Neste sentido, observamos que pesquisadores, educadores, sistemas de avaliação, mídia em geral e governo têm se interessado pelo tema por causa dos baixos desempenhos que estudantes brasileiros vêm obtendo em pesquisas tanto internacionais quanto nacionais que objetivam analisar as habilidades em leitura. Dentre estas avaliações, destacamos o PISA, o INAF e o SAEB, sendo este último por intermédio da Prova Brasil. Considerando o PISA em específico, este programa demonstrou que, no período de 2000 a 2015, os estudantes brasileiros apresentaram lacunas referentes à formação leitora (OECD, 2016). Com o estudo dos domínios fundamentados por esse sistema de avaliação, podemos refletir, a partir de Scliar-Cabral (2013), que uma das habilidades na qual os participantes brasileiros tiveram mais insucesso na prova diz respeito ao processo cognitivo de realizar inferências para solucionar atividades de compreensão textual. Ao entendermos que o livro didático na atualidade é visto como um dos principais suportes que podem auxiliar o professor com o trabalho referente às competências do português em sala de aula, inclusive da leitura, pontuamos que essa dissertação busca estudar como os atuais livros didáticos de língua portuguesa propõem a realização de inferências conectivas e elaborativas na leitura e em questões de compreensão textual, considerando a importância dessas inferências para entendermos textos (KINTSCH; KINTSCH, 2005). Partindo de uma abordagem quali-quantitativa na análise, selecionamos três volumes, dos seis recomendados pelo PNLD 2017 aos professores e estudantes de língua portuguesa do 9º ano do ensino fundamental, com o objetivo de estudarmos seções destinadas à leitura, às atividades de compreensão textual e as recomendações didáticas propiciadas ao professor. Em um primeiro momento, identificamos o número de atividades estabelecidas como uma proposta para a construção de inferências conectivas ou elaborativas. Além disso, selecionamos uma amostra de atividades com inferências detectadas com o intuito de examinarmos a adequação (ou não) delas considerando o ensino-aprendizagem de inferências nas aulas de leitura e observamos as sugestões teóricas e metodológicas direcionadas ao professor de português no que se refere à abordagem sobre inferências, compreensão e leitura. Por fim, estabelecemos propostas de estratégias ao professor de português e reformulação de uma atividade a partir de uma sequência de metodologias sobre conteúdos específicos com o intuito de auxiliar o aluno-leitor na construção de inferências, visando a compreensão de textos. Os resultados obtidos indicam que os livros didáticos de português do 9º ano estudados nessa pesquisa contemplam grande parte de suas atividades de compreensão textual para questões que propõem ao aluno-leitor a realização de inferências conectivas e elaborativas na busca de sentidos para o texto. Entretanto, foi possível perceber que, mesmo que diariamente seja proposta a construção de inferências em atividades de leitura, esses materiais tendem a não auxiliar o aluno-leitor no que se refere à ativação e aprendizagem de conhecimentos que julgamos serem necessários para que as inferências requeridas sejam construídas com êxito. Dentre estes conhecimentos, destacamos a aprendizagem e desenvolvimento do léxico, uma maior ênfase na ativação de conhecimentos prévios de caráter linguísticos e enciclopédicos no trabalho com o texto e uma abordagem da leitura que vise à integração com outros domínios do conhecimento, reforçando, desta maneira, a importância do professor no planejamento de metodologias adicionais às propostas do LD no que diz respeito ao processo de ensinoaprendizagem da leitura em sala de aula.
Resumen : In Brazil, at the moment when the second decade of the 21st century has almost ended, we have noticed that the discussions around the theme of reading, more specifically the reading comprehension, have been the subject of interest in different instances. In this sense, we observe that researchers, educators, evaluation systems, the media in general and government have been interested in the subject because of the low performances that Brazilian students have been obtaining in both international and national research aimed at analyzing reading skills. Among these evaluations, we highlight PISA, INAF and SAEB, the latter being through Prova Brasil. Considering PISA in specific, this program demonstrated that, in the period from 2000 to 2015, Brazilian students presented gaps regarding the reading competence (OECD, 2016). With the study of the domains based on this evaluation system, we can reflect, starting from Scliar-Cabral (2013), that one of the skills in which the Brazilian participants had the most failure in the test concerns the cognitive process of making inferences to solve activities of textual comprehension. When we observe that the textbook is now seen as one of the main supports that can help the teacher with the work related to Portuguese skills in the classroom, including reading, we have as a general objective of this dissertation the study about how the current Portuguese textbooks propose the accomplishment of Bridging and Elaborative inferences in reading and in questions of textual comprehension, considering the importance of this process to understand texts (KINTSCH, 2005). Based on a qualitative and quantitative approach in the analysis, we selected three volumes, from the six recommended by the PNLD 2017 to Portuguese-speaking teachers and students of the 9th year of elementary school, in order to study sections for reading, reading comprehension and the didactic recommendations provided to the teacher. At first, we identified the number of activities established as a proposal for the construction of Bridging or Elaborative inferences. In addition, we selected a sample of activities with inferences detected with the purpose of examining the adequacy (or not) of them considering the teachinglearning of inferences in reading classes and we observe the theoretical and methodological suggestions directed to the teacher of Portuguese in what refers to the approach on inferences, comprehension and reading. Finally, we establish strategies proposals to the teacher of Portuguese and reformulation of an activity based on a sequence of methodologies on specific contents with the purpose of assisting the reader-student in the construction of inferences in order to understand texts. The results indicate that the Portuguese textbooks of the 9th year studied in this research contemplate a large part of their activities of textual comprehension for questions that propose to the student reader the realization of Bridging and Elaborative inferences in the search of meanings for the text. However, it was possible to perceive that, even if the construction of inferences in reading activities is proposed daily, these materials tend not to help the student-reader with regard to the activation and learning of knowledge that we deem necessary for the required inferences are built successfully. Among these knowledge, we highlight the learning and development of the lexicon, a greater emphasis on the activation of previous knowledge of linguistic and encyclopedic character in the work with the text and a reading approach aimed at the integration with other domains of knowledge, the importance of the teacher in the planning of additional methodologies to the LD proposals with regard to the teaching-learning process of reading in the classroom.
Palabras clave : Análise de texto
Inferência
Leitura
Livro didático
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1923
Fecha de publicación : 2018
metadata.dc.level: Mestrado
Aparece en las colecciones: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SCHEFFER.pdf8,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.