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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Nogueira, Sandra Vidal-
dc.creatorFollmann, Luciane-
dc.date2017-12-01-
dc.date.accessioned2018-05-04T13:48:27Z-
dc.date.available2018-05-03-
dc.date.available2018-05-04T13:48:27Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1927-
dc.description.resumoDesenvolvemos nossa pesquisa sobre a atuação do Orientador Educacional repensando a Gestão Escolar numa perspectiva articulada e interdisciplinar. Através de uma análise documental dos principais avanços, contribuições e desafios enfrentados pela Orientação Educacional. Apresentamos as diversas constituições brasileiras, apresentamos as principais leis educacionais do país, enfatizando a Orientação Educacional.Destacamos o papel da Orientação enquanto estava mais voltada para o aluno problema, assim como sobre a nova leitura da Orientação Educacional, na perspectiva de melhor compreender o sujeito e suas relações no espaço escolar e na comunidade. Destacamos ser pertinente discutir, refletir e analisar as práticas pedagógicas para buscar alternativas mais coletivas e que estas sejam eficientes e comprometidas com os desafios contemporâneos. Consideramos o diálogo essencial, discutir em rodas de conversa possibilita trocas de experiências, compartilhar sentimentos e expectativas. Além disso, a prática da Justiça Restaurativapropõem a livre circulação da palavra, com respeito e organização. Desta forma, cabe ao orientador educacional propor e desenvolver as atividades, na superação de dificuldades e construção de espaços participativos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rafael Pinheiro de Almeida (rafael.almeida@uffs.edu.br) on 2018-05-03T19:17:23Z No. of bitstreams: 1 FOLLMANN.pdf: 190687 bytes, checksum: c550b87b2a8fe04130ddb9865c274214 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-04T13:48:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FOLLMANN.pdf: 190687 bytes, checksum: c550b87b2a8fe04130ddb9865c274214 (MD5) Previous issue date: 2017-12-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectLeis educacionaispt_BR
dc.subjectPrática jurídicapt_BR
dc.titleA orientação escolar repensando a gestão escolar: uma perspectiva de atuação articulada e interdisciplinarpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Especialização em Orientação Educacional

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