Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1927
Type: Monografia
Title: A orientação escolar repensando a gestão escolar: uma perspectiva de atuação articulada e interdisciplinar
Author: Follmann, Luciane
First advisor: Nogueira, Sandra Vidal
Resume: Desenvolvemos nossa pesquisa sobre a atuação do Orientador Educacional repensando a Gestão Escolar numa perspectiva articulada e interdisciplinar. Através de uma análise documental dos principais avanços, contribuições e desafios enfrentados pela Orientação Educacional. Apresentamos as diversas constituições brasileiras, apresentamos as principais leis educacionais do país, enfatizando a Orientação Educacional.Destacamos o papel da Orientação enquanto estava mais voltada para o aluno problema, assim como sobre a nova leitura da Orientação Educacional, na perspectiva de melhor compreender o sujeito e suas relações no espaço escolar e na comunidade. Destacamos ser pertinente discutir, refletir e analisar as práticas pedagógicas para buscar alternativas mais coletivas e que estas sejam eficientes e comprometidas com os desafios contemporâneos. Consideramos o diálogo essencial, discutir em rodas de conversa possibilita trocas de experiências, compartilhar sentimentos e expectativas. Além disso, a prática da Justiça Restaurativapropõem a livre circulação da palavra, com respeito e organização. Desta forma, cabe ao orientador educacional propor e desenvolver as atividades, na superação de dificuldades e construção de espaços participativos.
Keywords: Orientação educacional
Gestão escolar
Leis educacionais
Prática jurídica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Cerro Largo
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1927
Issue Date: 1-Dec-2017
Appears in Collections:Especialização em Orientação Educacional

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FOLLMANN.pdf186,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.