Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1946
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Valério, Mairon Escorsi-
dc.contributor.referee1Valério, Mairon Escorsi-
dc.contributor.referee2Carbonari, Marcia-
dc.contributor.referee3Gritti, Isabel Rosa-
dc.creatorFreitas, Walesca Beatriz Miola-
dc.date2017-12-12-
dc.date.accessioned2018-05-21T11:20:51Z-
dc.date.available2018-05-21T11:20:51Z-
dc.date.issued2018-01-11-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1946-
dc.description.abstractThe present work aimed to talk about the formation of the historical consciousness and of how the teaching of history in the Brazilian schools has been working on the formation of its students. Taking into account facts such as social context, previous educational training and age range, it was possible through interviews conducted in a public school of Basic Education in Brazil to know how these factors and other external factors, such as the mass media, interfere, contribute or change the view on basic social issues. In view of the Labor and Welfare Reform, the students of the last year of the High School of Basic Education of the State School Irany Jaime Farina in Erechim, RS, were asked about their degree of information about these measures. Thus, it was possible to establish relations of the social measures adopted, with the individual historical formation of each student in relation to Brazilian History.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve por objetivo, falar sobre a formação da consciência histórica e de como o ensino de história nas escolas brasileiras, vem trabalhando acerca da formação de seus alunos. Levando em consideração fatos como, contexto social, formação educacional prévia e faixa etária, foi possível por meio de entrevistas realizadas em uma escola pública de Educação Básica Brasileira conhecer como estes e ainda outros fatores externos, tais como os meios de comunicação de massa, interferem, contribuem ou modificam a visão acerca de questões sociais básicas. Tendo em vista a Reforma Trabalhista e da Previdência, os alunos do último ano do Ensino Médio da Educação Básica da Escola Estadual Irany Jaime Farina em Erechim, RS, foram questionados sobre o seu grau de informação acerca destas medidas. Assim, foi possível estabelecer relações das medidas sociais adotadas, com a formação histórica individual de cada aluno em relação a História Brasileira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-05-18T18:10:38Z No. of bitstreams: 1 FREITAS.pdf: 3827838 bytes, checksum: 8625ecec728a363886ac42b9d3eb61ee (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-05-21T11:20:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FREITAS.pdf: 3827838 bytes, checksum: 8625ecec728a363886ac42b9d3eb61ee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-05-21T11:20:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FREITAS.pdf: 3827838 bytes, checksum: 8625ecec728a363886ac42b9d3eb61ee (MD5) Previous issue date: 2018-01-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConsciência históricapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectReformas sociaispt_BR
dc.titleA formação da consciência histórica: uma reflexão do ensino de história na Escola Estadual Irany Jaime Farina em Erechim, RSpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FREITAS.pdf3,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.