Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1948
Type: Monografia
Título : A pesquisa em História: estudo de caso sobre metodologia de ensino com alunos do 2º ano do Ensino Médio
Author: Martins, Paola Vichianoski
First advisor: Valério, Mairon Escorsi
metadata.dc.contributor.referee1: Valério, Mairon Escorsi
metadata.dc.contributor.referee2: Gritti, Isabel Rosa
metadata.dc.contributor.referee3: Carbonari, Marcia
Resume: Pretende-se, neste trabalho, analisar de que modo os estudantes do segundo ano, turma 202, e professores de História da Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Germano Imlau – Erechim/RS –, relacionam-se com a pesquisa como ferramenta metodológica da disciplina de história. A investigação se baseia em um questionário, respondido por ambos agentes acima citados, relacionado à utilização do método de pesquisa para a compreensão dos fatos históricos estudados em sala, enfatizando compreender quais são as fontes em que os estudantes buscam as informações solicitadas pelo(a) professor(a), se as localizam através da Internet ou outras ferramentas de pesquisa, o gosto, ou não, pela metodologia para o aprendizado, bem como pedir sugestões para melhor aproveitamento das aulas de história pelos alunos. Aos professores as questões se direcionam para a forma como identifica-se a interação e interesse dos estudantes pelo processo investigativo, além dos critérios de avaliação desses trabalhos, constando, ainda, as impressões acerca de o quê poderia ser melhorado na metodologia do ensino de História. A comparação das respostas dos professores e estudantes – baseadas em referenciais teóricos da Educação e do ensino de História – resultará na confirmação da hipótese em que a pesquisa como metodologia de ensino é válida e construtiva para o aprendizado na área da História.
Resumen : The intention, with this research, is to analise in which way the second grade students, class 202, and History teachers of the Escola Estadual de Ensino Médio Professor João Germano Imlau – Erechim/RS –, deal with the research as the discipline of history's methodological resource. The investigation is based upon a polygraph, answered by the both actors described above, related to the utilization of the research method for the comprehension of the storical facts studied in class, enphasizing the understanding what are the sources in which the students look for the information requested by the teacher(s), if they find them using the Internet or other research environments, the good will, or not, on using this methodology for learning, as well as ask for suggestions on history classes' best use by the students. To the teachers the questions made aim to the way how students' both interaction and interest by the investigative process are identified, in addition to the evaluation criteria for those tasks, counting, still, with their impressions regarding to what could get better on History teaching methodology. The comparison between teachers' and students' answers – based upon History teaching theoretical references – will result in the hypothesis confirmation in which the research as teaching methodology is valid and constructive to the learning in the History area.
Palabras clave : Ensino
Metodologia
Pesquisa em história
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1948
Fecha de publicación : 27-abr-2018
Aparece en las colecciones: História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARTINS.pdf1,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.