Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1981
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andreis, Adriana Maria-
dc.creatorKohler, Mauro-
dc.date2017-11-24-
dc.date.accessioned2018-08-01T18:38:35Z-
dc.date.available2018-07-30-
dc.date.available2018-08-01T18:38:35Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1981-
dc.description.resumoO tema da pesquisa nasceu dentro da própria sala de aula, no período de realização de estágio obrigatório para conclusão do curso de licenciatura em geografia realizado na escola pública. No qual alunos especiais foram tratados de modo indiscriminado. Dessa vivência no estágio de docência nasce à interrogação, a partir da qual, organizamos a pesquisa e a apresentação deste Trabalho de Conclusão de Curso. Assim, no primeiro capítulo abordamos a temática fronteira, discutindo diferentes possibilidades de conceituá-la, especialmente pelo viés geográfico. O segundo capítulo apresenta uma reflexão sobre a inclusão e sua formalização na relação com a educação básica. Já o terceiro capítulo é dedicado ao papel do segundo professor, em diálogo com o âmbito empírico, no qual realizamos uma tabulação dos enunciados dos segundos professores, acerca da inclusão. Esses elementos nos permitem afirmar a importância da fronteira como elo, que reconhece e empodera os sujeitos exatamente pelas singularidades de todos os indivíduospt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-07-30T13:34:03Z No. of bitstreams: 1 KOHLER.pdf: 411018 bytes, checksum: 7218f69e122c35475e1cbfeafb2da18c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-01T18:38:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KOHLER.pdf: 411018 bytes, checksum: 7218f69e122c35475e1cbfeafb2da18c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T18:38:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KOHLER.pdf: 411018 bytes, checksum: 7218f69e122c35475e1cbfeafb2da18c (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEstágios supervisionadospt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleInclusão escolar: fronteiras em diálogo com as aprendizagenspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KOHLER.pdf401,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.