Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1981
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Andreis, Adriana Maria | - |
dc.creator | Kohler, Mauro | - |
dc.date | 2017-11-24 | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-01T18:38:35Z | - |
dc.date.available | 2018-07-30 | - |
dc.date.available | 2018-08-01T18:38:35Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1981 | - |
dc.description.resumo | O tema da pesquisa nasceu dentro da própria sala de aula, no período de realização de estágio obrigatório para conclusão do curso de licenciatura em geografia realizado na escola pública. No qual alunos especiais foram tratados de modo indiscriminado. Dessa vivência no estágio de docência nasce à interrogação, a partir da qual, organizamos a pesquisa e a apresentação deste Trabalho de Conclusão de Curso. Assim, no primeiro capítulo abordamos a temática fronteira, discutindo diferentes possibilidades de conceituá-la, especialmente pelo viés geográfico. O segundo capítulo apresenta uma reflexão sobre a inclusão e sua formalização na relação com a educação básica. Já o terceiro capítulo é dedicado ao papel do segundo professor, em diálogo com o âmbito empírico, no qual realizamos uma tabulação dos enunciados dos segundos professores, acerca da inclusão. Esses elementos nos permitem afirmar a importância da fronteira como elo, que reconhece e empodera os sujeitos exatamente pelas singularidades de todos os indivíduos | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-07-30T13:34:03Z No. of bitstreams: 1 KOHLER.pdf: 411018 bytes, checksum: 7218f69e122c35475e1cbfeafb2da18c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-01T18:38:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KOHLER.pdf: 411018 bytes, checksum: 7218f69e122c35475e1cbfeafb2da18c (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-01T18:38:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KOHLER.pdf: 411018 bytes, checksum: 7218f69e122c35475e1cbfeafb2da18c (MD5) Previous issue date: 2017 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.title | Inclusão escolar: fronteiras em diálogo com as aprendizagens | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Geografia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KOHLER.pdf | 401,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.