Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1981
Type: | Monografia |
Título : | Inclusão escolar: fronteiras em diálogo com as aprendizagens |
Author: | Kohler, Mauro |
First advisor: | Andreis, Adriana Maria |
Resume: | O tema da pesquisa nasceu dentro da própria sala de aula, no período de realização de estágio obrigatório para conclusão do curso de licenciatura em geografia realizado na escola pública. No qual alunos especiais foram tratados de modo indiscriminado. Dessa vivência no estágio de docência nasce à interrogação, a partir da qual, organizamos a pesquisa e a apresentação deste Trabalho de Conclusão de Curso. Assim, no primeiro capítulo abordamos a temática fronteira, discutindo diferentes possibilidades de conceituá-la, especialmente pelo viés geográfico. O segundo capítulo apresenta uma reflexão sobre a inclusão e sua formalização na relação com a educação básica. Já o terceiro capítulo é dedicado ao papel do segundo professor, em diálogo com o âmbito empírico, no qual realizamos uma tabulação dos enunciados dos segundos professores, acerca da inclusão. Esses elementos nos permitem afirmar a importância da fronteira como elo, que reconhece e empodera os sujeitos exatamente pelas singularidades de todos os indivíduos |
Palabras clave : | Aprendizagem Estágios supervisionados Ensino e aprendizagem Inclusão escolar Formação de professores Educação inclusiva |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI : | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1981 |
Fecha de publicación : | 2017 |
Aparece en las colecciones: | Geografia - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
KOHLER.pdf | 401,38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.