Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1981
Type: Monografia
Título : Inclusão escolar: fronteiras em diálogo com as aprendizagens
Author: Kohler, Mauro
First advisor: Andreis, Adriana Maria
Resume: O tema da pesquisa nasceu dentro da própria sala de aula, no período de realização de estágio obrigatório para conclusão do curso de licenciatura em geografia realizado na escola pública. No qual alunos especiais foram tratados de modo indiscriminado. Dessa vivência no estágio de docência nasce à interrogação, a partir da qual, organizamos a pesquisa e a apresentação deste Trabalho de Conclusão de Curso. Assim, no primeiro capítulo abordamos a temática fronteira, discutindo diferentes possibilidades de conceituá-la, especialmente pelo viés geográfico. O segundo capítulo apresenta uma reflexão sobre a inclusão e sua formalização na relação com a educação básica. Já o terceiro capítulo é dedicado ao papel do segundo professor, em diálogo com o âmbito empírico, no qual realizamos uma tabulação dos enunciados dos segundos professores, acerca da inclusão. Esses elementos nos permitem afirmar a importância da fronteira como elo, que reconhece e empodera os sujeitos exatamente pelas singularidades de todos os indivíduos
Palabras clave : Aprendizagem
Estágios supervisionados
Ensino e aprendizagem
Inclusão escolar
Formação de professores
Educação inclusiva
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1981
Fecha de publicación : 2017
Aparece en las colecciones: Geografia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KOHLER.pdf401,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.