Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Andreis, Adriana Maria-
dc.creatorLuza, Bernardo-
dc.date2017-07-17-
dc.date.accessioned2018-08-01T18:41:41Z-
dc.date.available2018-07-30-
dc.date.available2018-08-01T18:41:41Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1982-
dc.description.abstractCitizenship is one of the fundamental prerogatives in education, considering it demands to be worked and articulated by all areas of knowledge and given its implication in the recognition of humankind’s historical achievements. Through this, in this research, we investigate the treatment and understanding assigned to citizenship by Geography in High School. In this context, we inquire how citizenship is theoretically presented and how it is learned in High School. Thus, the main purpose of this research is to analyze the contribution of Geography taught in school to the learning of citizenship. To this end, the methodology adopted comprehends the study of theoretical references that problematizes citizenship and Geography in accordance with statements from High School students from two full-time schools in the Western Region of Santa Catarina that adopt full secondary education – one located in a medium-sized city and the other in a small city. The research allows affirming that the understanding of citizenship exceeds the idea of collective, but with emphasis on environmental preservation.pt_BR
dc.description.resumoA cidadania coloca-se como uma das prerrogativas fundamentais no âmbito da educação, considerando que demanda ser trabalhada e articulada por todas as áreas do conhecimento, haja vista sua implicância no reconhecimento de conquistas históricas da humanidade. Mediante isso, nesta pesquisa, investigamos o tratamento e entendimento atribuído à cidadania pela Geografia, no Ensino Médio. Ao encontro dessa contextura, indagamos como a cidadania é apresentada teoricamente e como é aprendida no Ensino Médio. Assim, o objetivo central desta pesquisa é analisar a contribuição da Geografia escolar na aprendizagem da cidadania. Para este percurso, a metodologia adotada compreendeu o estudo de referenciais teóricos que problematizam a cidadania e a Geografia, em diálogo com enunciados dos alunos do Ensino Médio de duas escolas da região oeste de Santa Catarina que adotam o Ensino Médio Integral: uma localizada em cidade de médio porte, e outra, em cidade de pequeno porte. A pesquisa permite afirmar que o entendimento de cidadania perpassa a ideia de coletivo, mas com ênfase à preservação ambiental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeferson Rodrigues de Lima (jeferson.lima@uffs.edu.br) on 2018-07-30T13:28:43Z No. of bitstreams: 1 LUZA.pdf: 1110922 bytes, checksum: 55166fd4263e0cff5e8695063563097b (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-01T18:41:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUZA.pdf: 1110922 bytes, checksum: 55166fd4263e0cff5e8695063563097b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T18:41:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUZA.pdf: 1110922 bytes, checksum: 55166fd4263e0cff5e8695063563097b (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.titleEscola pública e formação para a cidadania: possibilidades da geografia no ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUZA.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.