Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1982
Type: Monografia
Title: Escola pública e formação para a cidadania: possibilidades da geografia no ensino médio
Author: Luza, Bernardo
First advisor: Andreis, Adriana Maria
Resume: A cidadania coloca-se como uma das prerrogativas fundamentais no âmbito da educação, considerando que demanda ser trabalhada e articulada por todas as áreas do conhecimento, haja vista sua implicância no reconhecimento de conquistas históricas da humanidade. Mediante isso, nesta pesquisa, investigamos o tratamento e entendimento atribuído à cidadania pela Geografia, no Ensino Médio. Ao encontro dessa contextura, indagamos como a cidadania é apresentada teoricamente e como é aprendida no Ensino Médio. Assim, o objetivo central desta pesquisa é analisar a contribuição da Geografia escolar na aprendizagem da cidadania. Para este percurso, a metodologia adotada compreendeu o estudo de referenciais teóricos que problematizam a cidadania e a Geografia, em diálogo com enunciados dos alunos do Ensino Médio de duas escolas da região oeste de Santa Catarina que adotam o Ensino Médio Integral: uma localizada em cidade de médio porte, e outra, em cidade de pequeno porte. A pesquisa permite afirmar que o entendimento de cidadania perpassa a ideia de coletivo, mas com ênfase à preservação ambiental.
Abstract: Citizenship is one of the fundamental prerogatives in education, considering it demands to be worked and articulated by all areas of knowledge and given its implication in the recognition of humankind’s historical achievements. Through this, in this research, we investigate the treatment and understanding assigned to citizenship by Geography in High School. In this context, we inquire how citizenship is theoretically presented and how it is learned in High School. Thus, the main purpose of this research is to analyze the contribution of Geography taught in school to the learning of citizenship. To this end, the methodology adopted comprehends the study of theoretical references that problematizes citizenship and Geography in accordance with statements from High School students from two full-time schools in the Western Region of Santa Catarina that adopt full secondary education – one located in a medium-sized city and the other in a small city. The research allows affirming that the understanding of citizenship exceeds the idea of collective, but with emphasis on environmental preservation.
Keywords: Cidadania
Ensino médio
Ética
Geografia
Didática
Educação pública
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1982
Issue Date: 2017
Appears in Collections:Geografia - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUZA.pdf1,08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.