Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1986
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Reginaldo José de-
dc.contributor.referee1Souza, Reginaldo José de-
dc.contributor.referee2Pereira, Ana Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee3Murara, Pedro Germano-
dc.creatorSirtoli, Evandro André-
dc.date2017-11-29-
dc.date.accessioned2018-08-01T18:57:56Z-
dc.date.available2018-08-01T18:57:56Z-
dc.date.issued2017-12-20-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1986-
dc.description.abstractLandscape studies in Geography are often related to mere observation of space, and / or simple descriptions of anthropic events and phenomena of Nature, in which they are only distinct from each other without the integration of social events with natural events. So, the work develops the analysis and bibliographical discussion of the conceptualization of Landscape in Geography, of the integration of the concepts of physical and human Geography, as proposed by the French Geographer Georges Bertrand. First, the integration of the elements of the landscape is approached through the Geosystem proposal, that is, of the interactions between ecological potential, biological exploration and anthropic action. Subsequently, it deals with the conceptual integration through the GTP (Geosystem-Territory-Landscape) system as source of three forms of analysis: naturalistic, socioeconomic and sociocultural. Finally, we present a didactic proposal of work in the classroom, considering the Bertranian analysis as the possibility of integrating the physical and human concepts for the understanding of Landscape.pt_BR
dc.description.resumoOs estudos da paisagem na Geografia, muitas vezes, estão relacionados com mera observação do espaço, e/ou simples descrições de acontecimentos antrópicos e fenômenos da Natureza, em que estão apenas distintos uns dos outros sem a integração de acontecimentos sociais com eventos naturais. Então, o trabalho desenvolve a análise e discussão bibliográfica da conceituação da Paisagem na Geografia, da integração dos conceitos da Geografia física e humana, como propõe o Geógrafo francês Georges Bertrand. Primeiramente, aborda-se a integração dos elementos da paisagem por meio da proposta do Geossistema, ou seja, das interações entre potencial ecológico, exploração biológica e ação antrópica. Posteriormente, trata-se da integração conceitual pela via do sistema GTP (Geossistema-Território-Paisagem) como fonte de três formas de análise: naturalista, socioeconômica e sociocultural. Por fim, apresentamos uma proposta didática de trabalho em sala de aula, considerando a análise bertraniana como possibilidade de integrar os conceitos físicos e humanos para o entendimento da Paisagem.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-07-27T16:39:47Z No. of bitstreams: 1 SIRTOLI.pdf: 1885563 bytes, checksum: 970fbd370a547f98fb76c1f23ca62763 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-01T18:57:56Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SIRTOLI.pdf: 1885563 bytes, checksum: 970fbd370a547f98fb76c1f23ca62763 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-01T18:57:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SIRTOLI.pdf: 1885563 bytes, checksum: 970fbd370a547f98fb76c1f23ca62763 (MD5) Previous issue date: 2017-12-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPaisagempt_BR
dc.subjectGeossistemapt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.titleEnsino de Geografia e paisagem: uma proposta a partir da perspectiva de Georges Bertrandpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Geografia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIRTOLI.pdf1,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.