Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1998
Tipo: Monografia
Título: O socialismo prático dos cabanos paraenses
Autor(es): Neri, Pablo Carvalho
Primeiro Orientador: Valério, Mairon Escorsi
Primeiro coorientador: Bringel, Fabiano Oliveira
Primeiro membro da banca: Valério, Mairon Escorsi
Segundo membro da banca: Klein, Caroline Rippe de Mello
Terceiro membro da banca: Batista, Andrea Francine
Resumo: Nos estudos sobre a Revolução Cabanagem (1835-1840) sempre tem como ponto de partida - tomando como referência a bibliografia pesquisada -, as questões econômicas e políticas palacianas. Mas, se considerarmos os processos históricos de desintegração indígena, e a formação de uma “subsociedade” dos caboclos, mediados por um processo colonial periférico com grandes problemas com o centro administrativo provincial, e os processos de autodeterminação de índios, negros e outros indivíduos em conflito com a colônia, poderemos dar outra dinâmica social a esse processo revolucionário que ainda tem muito a revelar aos historiadores. Por isso, o presente trabalho busca habilitar a ideia da ação dos elementos culturais, societários, e políticos advindos de uma experiência vivida, de longa data, e sentida pelos caboclos que constituíram os sentidos históricos da Revolução. Pensando com isso nos “Elementos do Socialismo Prático” como fio condutor para a identificação do “material histórico” da Revolução Cabana, em seus aspectos ideológicos, econômicos e socioculturais. A partir da analise de livros e fontes bibliográficas, como a obra de Pasquali de Paolo “Cabanagem: A revolução Popular na Amazônia” (1990). Livros capazes de responder aos anseios da pesquisa.
Abstract/Resumen: En los estudios sobre la Revolución Cabanagem (1835-1840) siempre tiene como punto de partida-tomando como referência la bibliografía investigada-, las cuestiones económicas y políticas palaciegas. Pero, si consideramos los procesos históricos de desintegración indígena, y la formación de una "subsociedad" de los caboclos, mediados por un proceso colonial periférico con grandes problemas con el centro administrativo provincial, y los procesos de autodeterminación de los indígenas, negros y otros individuos en conflicto con la colonia, podremos dar otra dinámica social a ese proceso revolucionario que aún tiene mucho que revelar a los historiadores. Por eso, el presente trabajo busca habilitar la idea de la acción de los elementos culturales, societarios, y políticos provenientes de una experiencia vivida, de larga duración, y sentida por los caboclos que constituyeron los sentidos históricos de la Revolución. Pensando con ello en los "Elementos del Socialismo Práctico" como hilo conductor para la identificación del "material histórico" de la revolución cabana, en sus aspectos ideológicos, económicos y socioculturales.
Palavras-chave: Cabanagem
Mariátegui
Socialismo prático
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/1998
Data do documento: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NERI.pdf378,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.