Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cacciamani, Jackson Luís Martins-
dc.contributor.referee1Peres, Gisele Louro-
dc.contributor.referee2Bedin, Flávia Caroline-
dc.contributor.referee3Santos, Julio Murilo Trevas dos-
dc.creatorBaifus, Cleunice-
dc.date.accessioned2017-06-02T11:31:36Z-
dc.date.available2017-06-02T11:31:36Z-
dc.date.issued2016-12-14-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/199-
dc.description.resumoA presente pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de graduação em Licenciatura em Química na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Realeza/PR, tem por intenção compreender a potencialidade da pesquisa no espaço - tempo da sala de aula de Química publicizada na Revista Química Nova na Escola - QNEsc, no decorrer de dez anos sendo de 2006 à 2016. O problema de pesquisa surgiu no momento da realização do componente curricular de Estágio Curricular Supervisionado(ECS), onde desenvolvemos uma proposta ancorada no educar pela pesquisa. Diante disso, surgiu as dificuldades de se trabalhar em sala de aula com esta proposta, diante disso, busquei compreender como os professores de Química estavam desenvolvendo a pesquisa em sala de aula. Assim escolhemos a Revista Química Nova na Escola (QNEsc) como corpus para a realização deste trabalho, por entender que esta revista está acessível em todas as escolas e a todos os professores. Então fizemos um recorte nas publicações dos últimos dez anos e selecionamos os artigos pelas palavras-chave “pesquisa no ensino de Química”. No primeiro momento analisamos todas as edições dos últimos dez anos e encontramos apenas 4 artigos que abordavam nossa temática. Num segundo momento analisamos as informações empíricas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007), sendo que realizamos a unitarização e categorização dos artigos selecionados, e como resultado obtivemos 5 categorias finais. Analisamos nesse TCC a categoria acerca da formação de professores, procurando fazer assim inter-locuções com autores que argumentam a respeito do educar pela pesquisa. Reiteramos o argumento de que a sala de aula ancorada na pesquisa proporciona outros processos de ensinar e de aprender, principalmente, por envolver professores e alunos nesse processo educativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2017-06-01T21:37:53Z No. of bitstreams: 1 BAIFUS.pdf: 689439 bytes, checksum: e050de4f2ace4b44c07673d7f071c70f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-06-02T11:31:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BAIFUS.pdf: 689439 bytes, checksum: e050de4f2ace4b44c07673d7f071c70f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-02T11:31:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BAIFUS.pdf: 689439 bytes, checksum: e050de4f2ace4b44c07673d7f071c70f (MD5) Previous issue date: 2016-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPesquisa na sala de aulapt_BR
dc.subjectQuímica nova na escolapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA potencialidade da pesquisa na sala de aula publicizada na Química Nova na Escola - QNEscpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAIFUS.pdf673,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.