Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/199
Tipo: | Monografia |
Título: | A potencialidade da pesquisa na sala de aula publicizada na Química Nova na Escola - QNEsc |
Autor(es): | Baifus, Cleunice |
Primeiro Orientador: | Cacciamani, Jackson Luís Martins |
Primeiro membro da banca: | Peres, Gisele Louro |
Segundo membro da banca: | Bedin, Flávia Caroline |
Terceiro membro da banca: | Santos, Julio Murilo Trevas dos |
Resumo: | A presente pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no curso de graduação em Licenciatura em Química na Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Realeza/PR, tem por intenção compreender a potencialidade da pesquisa no espaço - tempo da sala de aula de Química publicizada na Revista Química Nova na Escola - QNEsc, no decorrer de dez anos sendo de 2006 à 2016. O problema de pesquisa surgiu no momento da realização do componente curricular de Estágio Curricular Supervisionado(ECS), onde desenvolvemos uma proposta ancorada no educar pela pesquisa. Diante disso, surgiu as dificuldades de se trabalhar em sala de aula com esta proposta, diante disso, busquei compreender como os professores de Química estavam desenvolvendo a pesquisa em sala de aula. Assim escolhemos a Revista Química Nova na Escola (QNEsc) como corpus para a realização deste trabalho, por entender que esta revista está acessível em todas as escolas e a todos os professores. Então fizemos um recorte nas publicações dos últimos dez anos e selecionamos os artigos pelas palavras-chave “pesquisa no ensino de Química”. No primeiro momento analisamos todas as edições dos últimos dez anos e encontramos apenas 4 artigos que abordavam nossa temática. Num segundo momento analisamos as informações empíricas por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007), sendo que realizamos a unitarização e categorização dos artigos selecionados, e como resultado obtivemos 5 categorias finais. Analisamos nesse TCC a categoria acerca da formação de professores, procurando fazer assim inter-locuções com autores que argumentam a respeito do educar pela pesquisa. Reiteramos o argumento de que a sala de aula ancorada na pesquisa proporciona outros processos de ensinar e de aprender, principalmente, por envolver professores e alunos nesse processo educativo. |
Palavras-chave: | Pesquisa na sala de aula Química nova na escola Formação de professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Sigla da Instituição: | UFFS |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Campus Realeza |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/199 |
Data do documento: | 14-Dez-2016 |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BAIFUS.pdf | 673,28 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.