Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2006
Tipo: Monografia
Título: A consolidação de uma economia de caráter dependente: o caso da empresa Araupel S.A.
Autor(es): Oliveira, Priscila
Primeiro Orientador: Cezimbra, Elemar do Nascimento
Primeiro membro da banca: Cezimbra, Elemar do Nascimento
Segundo membro da banca: Moura, Luiz Henrique Gomes de
Terceiro membro da banca: Borges, Paulo Porto
Resumo: O presente trabalho busca compreender os fatores condicionantes na economia brasileira que possibilitaram a empresa Giacomet & Marondin. S.A., hoje Araupel S.A instalar-se na região Centro – Sul, do estado do Paraná, na década de 1972. Para tanto utilizou-se, do conceito de capitalismo dependente de Ruy Mauro Marini, de modo a reconstruir a trajetória de desenvolvimento capitalista, e compreender a vitória da burguesia em 1964, que redireciona e consolida um projeto hegemônico para a economia brasileira. A pesquisa utilizou-se de alguns documentos disponibilizados online pela empresa, análise de cadeia dominial de imóveis em propriedade da empresa, teses e dissertações acerca do tema. Dessa maneira, o resultado encontrado, se deve ao fato de que burguesia brasileira galgou uma outra forma de aumentar sua taxa de lucro sem romper com o setor agroexportador e a concentração fundiária, através da exploração da renda fundiária. Esse período estreita o caráter agroexportador, dependente e subordinado ao capital internacional de nossa economia. Conclui-se, que a instalação e consolidação da empresa, nesse período explica-se por essa condição. Está vinculada a ela.
Abstract/Resumen: El presente trabajo busca comprender los factores condicionantes en la economía brasileña que posibilitaron a la empresa Giacomet & Marondin. Araupel S.A se instala en la región Centro-sur , del Estao de Parana, en la década de 1973.Por ese momento se utilizo el concepto del capitalismo dependiente de Ruy Mauro Marini, de forma de reconstruir la trayectoria de desarrollo capitalista y comprender la victoria de la burguesía en 1964, que redirecciona y consolida un proyecto hegemónico para la economía brasileña. La investigación se utilizó de algunos documentos disponibles online por la empresa, análisis de cadena dominial de inmuebles en propiedad de la empresa, tesis y disertaciones a cerca del tema. De esta manera, el resultado encontrado, se debe al hecho de que burguesía brasileña encontró otra forma de aumentar su tasa de ganancia sin romper con el sector agroexportador y la concentración agraria, a través de la explotación de la renta de la tierra. Esto se expresa en la victoria del proyecto de la burguesía en 1964 que consolidó una economía de carácter agroexportadora, dependiente y subordinada al capital internacional. Se concluye que la instalación y consolidación de la empresa, en ese período se explica por esa condición. Está vinculada a ella.
Palavras-chave: Economia dependente
Projeto político
Araupel
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2006
Data do documento: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
OLIVEIRA.pdf408,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.