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dc.contributor.advisor1Pierozan, Sandra Simone Hopner-
dc.creatorBerto, Édine-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2018-08-03T16:25:47Z-
dc.date.available2018-08-03T16:25:47Z-
dc.date.issued2018-02-06-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2012-
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, bibliográfico e de levantamento de dados acerca do financiamento da educação básica pública e a qualidade desta. O objetivo primordial consistiu em investigar se existe, ou não, correlação entre a porcentagem de recursos financeiros investidos na Manutenção e Desenvolvimento da Educação (MDE) nos municípios pertencentes à região da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) destes, tendo por base dados do ano de 2015. Buscamos ao longo do estudo realizar uma análise histórica do processo de desenvolvimento da política de financiamento da educação básica pública bem como, compreender o funcionamento do IDEB como mecanismo de avaliação da qualidade da educação. Para atender tais questionamentos, nos dedicamos ao estudo de documentos oficiais como as Constituições Federais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e seu sucessor, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), Lei do IDEB, Plano Nacional de Educação (PNE), assim como, alguns estudiosos do tema. Por fim, atentamos a coleta e análise de dados junto aos sites do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) relacionados ao IDEB e ao Censo Escolar respectivamente, ao qual constatamos existir correlação entre os indicadores, nos municípios analisados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-08-03T11:56:35Z No. of bitstreams: 1 BERTO.pdf: 404559 bytes, checksum: eea3a3f1a2bdfecf1342b81b3f9daf40 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-03T16:25:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 BERTO.pdf: 404559 bytes, checksum: eea3a3f1a2bdfecf1342b81b3f9daf40 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-03T16:25:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BERTO.pdf: 404559 bytes, checksum: eea3a3f1a2bdfecf1342b81b3f9daf40 (MD5) Previous issue date: 2018-02-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechim-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação básica públicapt_BR
dc.subjectManutenção e Desenvolvimento da Educaçãopt_BR
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básicapt_BR
dc.titleO financiamento da educação básica nos municípios do Alto Uruguai e a relação com o IDEBpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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