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Type: Artigo Cientifico
Título : O financiamento da educação básica nos municípios do Alto Uruguai e a relação com o IDEB
Author: Berto, Édine
First advisor: Pierozan, Sandra Simone Hopner
Resume: Este trabalho é fruto de uma pesquisa qualitativa de cunho documental, bibliográfico e de levantamento de dados acerca do financiamento da educação básica pública e a qualidade desta. O objetivo primordial consistiu em investigar se existe, ou não, correlação entre a porcentagem de recursos financeiros investidos na Manutenção e Desenvolvimento da Educação (MDE) nos municípios pertencentes à região da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) destes, tendo por base dados do ano de 2015. Buscamos ao longo do estudo realizar uma análise histórica do processo de desenvolvimento da política de financiamento da educação básica pública bem como, compreender o funcionamento do IDEB como mecanismo de avaliação da qualidade da educação. Para atender tais questionamentos, nos dedicamos ao estudo de documentos oficiais como as Constituições Federais, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF) e seu sucessor, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), Lei do IDEB, Plano Nacional de Educação (PNE), assim como, alguns estudiosos do tema. Por fim, atentamos a coleta e análise de dados junto aos sites do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE/RS) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) relacionados ao IDEB e ao Censo Escolar respectivamente, ao qual constatamos existir correlação entre os indicadores, nos municípios analisados.
Palabras clave : Educação básica pública
Manutenção e Desenvolvimento da Educação
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
Language: por
Country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Type of Access: Acesso Aberto
URI : https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2012
Fecha de publicación : 6-feb-2018
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar

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