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https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2016
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor1 | Paim, Robson Olivino | - |
dc.creator | Matos, Silvana Pires de | - |
dc.date | 2018 | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-03T16:28:54Z | - |
dc.date.available | 2018-08-03T16:28:54Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-25 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2016 | - |
dc.description.resumo | Embora a gestão democrática da Educação é amparada através de legislação educacional, sua efetivação na redes pública de ensino é um imenso desafio para o País. Neste sentido propõe-se o desenvolvimento de pesquisa referente aos mecanismos de gestão democrática usados na escola de educação básica pelos gestores para a implantação de processos decisórios democráticos, com foco nos municípios de Erechim e Passo Fundo (Rio Grande do Sul) e Chapecó (Santa Catarina). Com este objetivo, situa-se a gestão democrática no âmbito das teorias da gestão educacional; assim se realizou levantamento de dados nas bases do Inep sobre os mecanismos de gestão democrática da escola pública. O trabalho é de caráter qualitativo, no qual se realiza uma pesquisa de Estado da Arte, na página da Capes, em revistas de níveis A1, A2, B1 e B2 de Educação, no período de 2013 à 2016 e pesquisa no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) objetivando identificar mecanismos de gestão utilizados. As reflexões que surgiram no decorrer da pesquisa reafirmam a dificuldade de atingir a gestão democrática nas escolas públicas, suscitando os desafios que se enfrentam para atingir tal forma de gestão. Neste âmbito, salienta-se a importância de haver diálogos externos, apoio e participação da comunidade escolar no momento de tomada de decisões que impactam o futuro da escola, assim como também a qualidade de ensino das instituições. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-08-03T11:36:20Z No. of bitstreams: 1 MATOS.pdf: 1010954 bytes, checksum: bda95e4cb6ffab422eeeddcfbc08efab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-03T16:28:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATOS.pdf: 1010954 bytes, checksum: bda95e4cb6ffab422eeeddcfbc08efab (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-08-03T16:28:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATOS.pdf: 1010954 bytes, checksum: bda95e4cb6ffab422eeeddcfbc08efab (MD5) Previous issue date: 2018-01-25 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Erechim | - |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Escolas públicas | pt_BR |
dc.title | Mecanismos de gestão democrática nos processos decisórios de escolas de educação básica dos municípios de Erechim, Passo Fundo e Chapecó | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Gestão Escolar |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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