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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Paim, Robson Olivino-
dc.creatorMatos, Silvana Pires de-
dc.date2018-
dc.date.accessioned2018-08-03T16:28:54Z-
dc.date.available2018-08-03T16:28:54Z-
dc.date.issued2018-01-25-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2016-
dc.description.resumoEmbora a gestão democrática da Educação é amparada através de legislação educacional, sua efetivação na redes pública de ensino é um imenso desafio para o País. Neste sentido propõe-se o desenvolvimento de pesquisa referente aos mecanismos de gestão democrática usados na escola de educação básica pelos gestores para a implantação de processos decisórios democráticos, com foco nos municípios de Erechim e Passo Fundo (Rio Grande do Sul) e Chapecó (Santa Catarina). Com este objetivo, situa-se a gestão democrática no âmbito das teorias da gestão educacional; assim se realizou levantamento de dados nas bases do Inep sobre os mecanismos de gestão democrática da escola pública. O trabalho é de caráter qualitativo, no qual se realiza uma pesquisa de Estado da Arte, na página da Capes, em revistas de níveis A1, A2, B1 e B2 de Educação, no período de 2013 à 2016 e pesquisa no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep) objetivando identificar mecanismos de gestão utilizados. As reflexões que surgiram no decorrer da pesquisa reafirmam a dificuldade de atingir a gestão democrática nas escolas públicas, suscitando os desafios que se enfrentam para atingir tal forma de gestão. Neste âmbito, salienta-se a importância de haver diálogos externos, apoio e participação da comunidade escolar no momento de tomada de decisões que impactam o futuro da escola, assim como também a qualidade de ensino das instituições.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-08-03T11:36:20Z No. of bitstreams: 1 MATOS.pdf: 1010954 bytes, checksum: bda95e4cb6ffab422eeeddcfbc08efab (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-03T16:28:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MATOS.pdf: 1010954 bytes, checksum: bda95e4cb6ffab422eeeddcfbc08efab (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-03T16:28:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MATOS.pdf: 1010954 bytes, checksum: bda95e4cb6ffab422eeeddcfbc08efab (MD5) Previous issue date: 2018-01-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechim-
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.titleMecanismos de gestão democrática nos processos decisórios de escolas de educação básica dos municípios de Erechim, Passo Fundo e Chapecópt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece en las colecciones: Especialização em Gestão Escolar

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