Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2021
Tipo: Monografia
Título: As mudanças das matrizes produtivas na década de 1990 na região da campanha gaúcha e sua relação com os assentamentos do MST
Autor(es): Carvalho, Evandro de
Primeiro Orientador: Martins, Adalberto Floriano Greco
Primeiro membro da banca: Martins, Adalberto Floriano Greco
Segundo membro da banca: Silva, Márcio Antônio Both da
Terceiro membro da banca: Almeida, Lauro Allan
Resumo: Este trabalho busca analisar o movimento do capitalismo na região de Bagé, e como a grande propriedade estruturou-se com esse movimento. O objetivo da pesquisa é compreender a influência desse processo na organicidade dos assentamentos do MST nos Municípios de Aceguá, Candiota e Hulha Negra. Para a realização dessa pesquisa foram analisados dados estatísticos, fontes secundárias da história econômica da Região da Campanha Gaúcha, documentos e textos que analisam as mudanças nas relações de classes no campo e a consolidação do capital financeiro na agricultura, expressado assim no agronegócio. A pesquisa foi realizada através de estudos e diversas entrevistas e diálogos com assentados, técnicos e dirigentes do MST na região. Como resultado, constata-se que a modernização do campo na região está condicionando a grande propriedade a articular sua principal atividade econômica história: a criação de gado extensivo com o arrendamento para o cultivo da soja. Dentro dessa relação estabelecida identifica-se um conjunto de agentes que controlam a cadeira produtiva na região. Essa realidade está alterando as relações de produção dentro dos assentamentos.
Abstract/Resumen: Este trabajo busca analizar el movimiento del capitalismo en la región de Bagé, y como una gran propiedad, se estructuró con ese movimiento. El objetivo de la investigación es comprender la influencia de ese proceso en la organización de los asentamientos del MST en los Municipios de Aceguá, Candiota y Hulha Negra. Para una encuesta de esta investigación se analizaron datos estadísticos, fuentes secundarias de la historia económica de la Región de la Campaña Gaúcha, documentos y textos que analizan como cambios en las relaciones de clases en el campo y la consolidación del capital financiero en la agricultura, expresado así en el agronegocio. La investigación fue realizada a través de estudios y diversas entrevistas y diálogos con asentados, técnicos y dirigentes del MST en la región. Como resultado, se constata que una modernización del campo en la región está condicionando una gran característica como una característica principal de la historia económica: la crianción de ganado extensivo con un arrendamiento para el cultivo de la soja. Dentro de la relación establecida identificamos un conjunto de agentes que controlan una silla productiva en la región. Esta realidad está alterando las relaciones de producción dentro de los asentamientos.
Palavras-chave: Assentamento
Agricultura
Agronegócio
Arrendamento
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2021
Data do documento: 29-Nov-2017
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO.pdf750,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.