Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2026
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Valério, Mairon Escorsi-
dc.contributor.referee1Valério, Mairon Escorsi-
dc.contributor.referee2Urbini, Lia-
dc.contributor.referee3Gritti, Isabel Rosa-
dc.creatorCosta, Raquel da-
dc.date2017-11-23-
dc.date.accessioned2018-08-03T16:39:36Z-
dc.date.available2018-08-03T16:39:36Z-
dc.date.issued2017-11-29-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/2026-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo discutir el papel de la enseñanza de la historia como una herramienta para rescatar la historia vista desde abajo. Las investigaciones y estudios realizados buscaban reforzar la importancia, la necesidad y los límites de este nuevo campo de investigación y abordaje historiográfico dentro de la disciplina de historia. El trabajo, basado en la lectura, investigación y análisis en libros y artículos presenta una retomada en el concepto de los de abajo, y haciendo una reanudación breve en los cambios por los que pasó la enseñanza de historia desde el período del nuevo estado hasta el período de redemocratización, en la influencia de este concepto en la historiografía brasileña y en la enseñanza de la historia en Brasil en la década de 1980 y lo que significó ese cambio en el campo educativo. A partir de las etapas, se construye un análisis de los libros didácticos y de la práctica buscando percibir si hay abordaje a esa perspectiva en el aula o no. La investigación constató que, aunque tenga densas discusiones en torno al tema y que haya habido muchos avances, todavía existen muchos límites tanto de estructura y de formación docente.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo discutir o papel do ensino de história como uma ferramenta para resgatar a história vista de baixo. As pesquisas e estudos realizados buscaram reforçar a importância, a necessidade e os limites desse novo campo de pesquisa e abordagem historiográfica dentro da disciplina de história. O trabalho, baseado na leitura, pesquisa e análise em livros e artigos apresenta uma retomada no conceito “dos de baixo” e, fazendo uma retomada breve nas mudanças por qual passou o ensino de história desde o período estadonovista até o período de redemocratização, adentra na influência deste conceito na historiografia brasileira e no ensino de história no Brasil na década de 1980 e o que significou essa mudança no campo educacional. A partir dos estágios, é construída uma análise dos livros didáticos e da prática, buscando perceber se há abordagem a essa perspectiva na sala de aula ou não. A pesquisa constatou que, mesmo que se tenha densas discussões em torno do tema e que tenha havido muitos avanços, ainda existem muitos limites, tanto de estrutura quanto de formação docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Tania Ivani Rokohl (tania.rokohl@uffs.edu.br) on 2018-07-31T18:32:07Z No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 768455 bytes, checksum: bee5dd2cc0811a524e85ca99bed58147 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2018-08-03T16:39:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 768455 bytes, checksum: bee5dd2cc0811a524e85ca99bed58147 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-03T16:39:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 COSTA.pdf: 768455 bytes, checksum: bee5dd2cc0811a524e85ca99bed58147 (MD5) Previous issue date: 2017-11-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória vista de baixopt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleO ensino de história como ferramenta de resgate da história "dos de baixo"pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
COSTA.pdf750,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.